LIPOASPIRAÇÃO EM HOMENS

Lipoaspiração Em Homens

por Dra. Marcela Scarpa

Como já falei em um blog anterior, a busca pelo público masculino, por procedimentos e cirurgias estéticas está em uma curva ascendente e já é rotina no meu consultório. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, a cada dois minutos, um homem realiza procedimento estético no Brasil.

Abaixo coloquei as últimas matérias sobre o assunto, caso queira relembrar:

Com a lipoaspiração, a tendência manteve-se, deixando de ser exclusividade do publico feminino.

Como funciona a lipoaspiração masculina?

O objetivo de qualquer lipoaspiração é a retirada da gordura localizada (aquelas que, apesar dos exercícios físicos e das dietas nutricionais, não desaparecem), nos homens, são mais comumente concentradas na região abdominal, submento (papada), região peitoral e flancos.

Além disso, com o envelhecimento masculino, há uma diminuição natural do metabolismo, com consequente aumento na deposição de gordura localizada, que fica mais evidente.

LIPOASPIRAÇÃO EM HOMENS

Porém, o objetivo de qualquer lipoaspiração nunca é o de emagrecimento, mas sim de remodelamento corporal. Assim, como se pode pressupor, o paciente ideal para a cirurgia é aquele que se encontra dentro da sua faixa de peso ideal (IMC entre 20 e 25).

Mas qual a diferença entre a lipoaspiração em homens e mulheres?

Apesar de seguirem o mesmo princípio e técnica cirúrgica, o contorno corporal almejado em homens é completamente diferente do em mulheres.

Esse procedimento no público feminino visa a formação e acentuação de curvas, mantendo um quadril mais largo e cintura fina. Já em homens, o corpo almejado é o em formato de triângulo invertido, com tórax e ombros mais largos, cintura retificada, quadril e coxas mais estreitos.

LIPOASPIRAÇÃO EM HOMENS

Há basicamente 3 biotipos em homens:

  • Ectomorfos: biotipo pequeno. Possuem estrutura óssea pequena, com musculatura pouco desenvolvida e ombros estreitos. Baixa porcentagem de gordura corporal e geralmente apresentam dificuldade em ganhar peso e músculo.
  • Endomorfos: estrutua óssea grande e pesada. Ombros, tórax e coxas largas, com alta porcentagem de gordura corporal. Difícil identificar musculatura.
  • Mesomorfos: proporções ósseas, musculares e gordura equilibradas, com porte atlético. A musculatura é proeminente nesse biotipo. São os melhores candidatos à lipoaspiração, com resultados mais satisfatórios.
LIPOASPIRAÇÃO EM HOMENS

Já sobre as proporções femininas, falei em dois artigos anteriores:

Assim, diante do apresentado, o cirurgião plástico deve sempre observar o biotipo e individualizar a técnica cirúrgica para cada paciente.

E quais procedimentos são os mais procurados pelo público masculino?

Abaixo, uma lista dos procedimentos estéticos de maior procura pelos homens:

  • Implante capilar

Quanto à lipoaspiração, especificamente, já expliquei sobre os diferentes tipos da técnica, em uma matéria anterior, se quiser relembrar, clique aqui

Os cuidados para o procedimento:

Antes de ser submetido ao procedimento cirúrgico, um passo primordial a ser realizado é o processo pré-operatório detalhado. O paciente deve realizar diversos exames específicos, bem como uma avaliação médica cuidadosa. 

Outro ponto a ser considerado é que a SBCP impõe um limite máximo de segurança de volume aspirado, sendo permitido até 7% do peso corporal. Além disso, essa cirurgia deve ser realizada apenas por um profissional médico especializado e em um ambiente hospitalar, com todos os aparatos adequados disponíveis.

Se quiser saber mais sobre a cirurgia, recuperação e tempo para resultado final, acesse o perguntas e respostas 

VEJA TAMBÉM

Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no site, você concorda com o uso de cookies. OK