Home BlogProcedimentos Não-Cirúrgicos Procedimentos Masculinos Em Alta
Procedimentos masculinos em alta

Procedimentos Masculinos Em Alta

por Dra. Marcela Scarpa

Enquanto os procedimentos estéticos ganharam popularidade e se tornaram famosos entre o público feminino, houve também um aumento significativo no número de homens que estão buscando refinamentos estéticos.

Procedimentos masculinos em alta

Pesquisas realizadas na área ajudam a exemplificar o aumento da procura. Em 2016, o número de homens que realizou uma cirurgia estética aumentou 3% em relação ao ano anterior, e 28% em relação a 2005. Enquanto isso, procedimentos minimamente invasivos, como o preenchimento labial, aumentaram 74% entre 2015 e 2016.

Leia também:

Por quê?

De acordo com o Dr. Rian Maercks, cirurgião plástico em Miami, Flórida, os homens estão buscando, por exemplo, o preenchimento labial como forma de ter um sorriso mais natural, com lábios mais grossos e que remetam a uma aparência mais viril.

Essa tendência, de acordo com o médico, é resultado de uma cultura narcisista, que busca encontrar a melhor versão possível de si mesmo.

Procedimentos masculinos em alta

“Redes sociais, apps de encontros, a cultura da selfie…tudo isso contribui para o aumento da preocupação com a estética. ”, disse ele.

Já falei com mais detalhes sobre a influência das redes sociais nos procedimentos estéticos, clique aqui para ler a matéria completa.

Em poucos meses, os preenchimentos labiais masculinos tornaram-se um dos procedimentos mais populares da clínica, partindo de poucos pacientes semanais para cerca de 5 pacientes por dia, Maercks relata.

Comentando sobre a nova tendência, Dr. Esho, especialista em cirurgia plástica, acrescentou que, embora tratamentos como os preenchimentos labiais não sejam cirúrgicos, “eles ainda são procedimentos médicos invasivos com sérios riscos em potencial“.

“Os riscos são os mesmos para homens e mulheres, porém, a diferença é a abordagem técnica do cirurgião”.

Diante disso, escolher um especialista é imprescindível para obter os resultados desejados.

Como funcionam os preenchimentos masculinos?

Procedimentos masculinos em alta

Apesar da crescente popularização dos tratamentos estéticos masculinos, sua resposta à substâncias como toxinas botulínicas e preenchimentos são frequentemente diferentes às das mulheres. Para atingir o mesmo patamar de sucesso, os especialistas devem considerar as diferentes características de cada gênero.

Desde 1997, houve um aumento de mais de 300% no número de procedimentos estéticos realizados em pacientes do sexo masculino, sendo os mais comuns a aplicação de toxina botulínica e preenchimentos faciais. Apesar da popularização, o público masculino experimentou menores níveis de eficácia do tratamento quando comparado ao feminino.

De acordo com um estudo publicado no jornal acadêmico Dermatologic Surgery, apenas 33% dos homens analisados obtiveram uma resposta significativa ao tratamento realizado com toxina botulínica do tipo A, em comparação a 83% das mulheres. Os pesquisadores acreditam que a maior força muscular masculina contribui para os menores índices de eficácia do grupo. Veja o estudo completo neste link.

Isso contribui para que muitos pacientes se queixem do tratamento e até acreditem ser resistentes a toxina, o que geralmente não é verdade. Para a grande maioria deles, a ausência de resultados ocorre por um tratamento inadequado, realizado com doses inferiores ao necessário (a dose masculina pode superar o dobro da necessária nas mulheres).

Quais são as características masculinas consideradas únicas para os procedimentos estéticos?

Procedimentos masculinos em alta

Existem vários aspectos baseados no gênero que diferenciam os homens das mulheres, em termos estéticos.

Em particular, os homens têm mandíbulas e queixos mais proeminentes e angulados; testas mais altas, menos anguladas e mais largas. Suas sobrancelhas têm um contorno mais retificado, com uma posição mais baixa, ao longo do rebordo orbitário. Em contrapartida, as sobrancelhas femininas têm uma aparência mais delicada, arqueada e alta, testa mais angular e rosto mais delicado.

Procedimentos masculinos em alta

Além disso, os olhos dos homens, embora maiores que os das mulheres, são proporcionalmente menores em relação ao tamanho da face. Já seus narizes tendem a ser mais largos e retos.

Expliquei em detalhes as diferenças entre a angulação dos narizes masculinos e femininos nessa matéria, clique aqui para ler.

VEJA TAMBÉM

Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no site, você concorda com o uso de cookies. OK