Home BlogProcedimentos Cirúrgicos - Face Angulação do Formato Ideal de Nariz Para Homens e Mulheres
Angulação do formato ideal de Nariz para Homens e Mulheres

Angulação do Formato Ideal de Nariz Para Homens e Mulheres

por Dra. Marcela Scarpa

O número de cirurgias plásticas em homens e mulheres tem crescido. Dentro desta estatística, uma das mais procuradas é a rinoplastia.

No entanto, será que as rinoplastias entre homens e mulheres têm o mesmo objetivo? As características ideais do nariz em cada sexo são as mesmas?

Nariz ideal masculino x feminino

Uma série de fatores são considerados para indicar o formato ideal do nariz para cada indivíduo. Proporções de cefalometria, alguns princípios que vêm desde a época da renascença e a proporção áurea são alguns exemplos.

Não é só isso, entretanto, que define os parâmetros do procedimento. Antes de qualquer cirurgia plástica estética, o médico e o paciente devem definir qual é o objetivo. Na rinoplastia não é diferente.

A vontade e as expectativas do paciente são outras variáveis nesta equação. Neste aspecto, as motivações de homens e mulheres podem ser divergentes – como, de fato, costumam ser.

Angulação do formato ideal de Nariz para Homens e Mulheres

Nos homens, parâmetros buscados são de traços retos, nariz mais proeminente e menos delicado. O ângulo ideal entre o nariz e a boca (nasolabial) costuma variar entre 90 e 95 graus. Já o ângulo nasofrontal esperado é de 115 a 120 graus, considerando que a testa (fronte) masculina é mais proeminente do que a feminina. Dorso reto e ponta neutra fazem com que a aparência seja mais assertiva e masculina, transmitindo ideia de força.

Angulação do formato ideal de Nariz para Homens e Mulheres

Já no nariz feminino, a angulação da ponta é maior, variando de 95º e 105º entre nariz e lábios, resultando em uma ponta mais arrebitada. Uma transição marcada entre o dorso e a ponta (supra tip break), é bem aceita.

Angulação do formato ideal de Nariz para Homens e Mulheres

O ângulo nasofrontal esperado para mulheres varia de 120 a 130 graus. Apesar disso, atualmente muitas mulheres estão buscando algo mais discreto, com narizes maiores, apenas levemente arrebitados e mais retos.

Angulação do formato ideal de Nariz para Homens e Mulheres

De modo geral, os objetivos femininos e masculinos com a rinoplastia são divergentes, em suma, em sua própria natureza. Elas buscam fazer com que haja maior harmonia facial, realçando contornos arredondados e delicados, enquanto eles procuram realçar traços retos e contornos firmes que reafirmam intuitivamente a virilidade.

Em virtude destes fatores, a escolha de um profissional qualificado é fundamental para um resultado satisfatório. O procedimento ideal é aquele individualizado para cada paciente, e não baseado apenas em parâmetros pré definidos.

Já falamos sobre o formato de cada nariz, quer relembrar? Clique aqui!

Falamos também sobre a impressão que um nariz de formato bonito pode causar, clique aqui para reler!

Lembra da distorção na imagem que as selfies podem aparentar? Reveja aqui!

Saiba se seu cirurgião plástico é membro especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica aqui!

VEJA TAMBÉM

Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no site, você concorda com o uso de cookies. OK