Home BlogProcedimentos Não-Cirúrgicos Estudo Demonstrou Que Aparência Das Mãos Pode Revelar Idade
Estudo Demonstrou Que Aparência Das Mãos Pode Revelar Idade

Estudo Demonstrou Que Aparência Das Mãos Pode Revelar Idade

por Dra. Marcela Scarpa

Um estudo recente publicado na revista científica Plastic and Reconstructive Surgery (revista oficial da ASAPS – Sociedade Americana de Cirurgiões Plásticos) demonstrou que a maioria das pessoas consegue definir a idade de alguém apenas olhando suas mãos. Estas são o segundo lugar onde mais se percebe o envelhecimento. “Se o seu objetivo é aparentar-se mais jovem, você deve considerar o rejuvenescimento das mãos”, diz Roxanne Guy, presidente da ASAPS.

O estudo

Estudo Demonstrou Que Aparência Das Mãos Pode Revelar Idade

Para realização do estudo, algumas pessoas foram selecionadas para analisar fotos de mãos femininas e estimar a idade de cada mulher. Deveriam marcar, por exemplo, se era de alguém com idade menor de 20 anos; entre 20 e 30; de 30 a 40 e assim por diante.

Além de examinar pura e simplesmente as fotos, os pesquisadores também editaram algumas imagens digitalmente, retirando manchas e veias e adicionando adereços, como jóias, além de melhorar a aparência das unhas. O objetivo era saber se, com isto, os participantes da pesquisa iriam avaliar como mãos mais novas ou não.

A resposta foi evidente. A maioria classificou as mãos modificadas como de pessoas mais jovens. No entanto, não houve diferença no resultado de mãos de pessoas com idades muito avançadas e, mesmo com a devida a edição, os participantes conseguiram identificar suas idades aproximadas.

Segundo os cientistas, as veias aparentes são o fator mais relevante para a percepção da idade, embora manchas e rugas também façam diferença.

A ausência dessas características, somado à impressão de cuidado, como de unhas bem cuidadas e adereços, ajudam o rejuvenescimento local.

Tratamentos disponíveis

Estudo Demonstrou Que Aparência Das Mãos Pode Revelar Idade

A boa notícia é que, apesar do resultado do estudo, há uma diversidade de tratamentos e opções para melhora do aspecto das mãos.

Tratamentos não cirúrgicos, como lasers e peelings podem ser usados para a melhora de rugas e manchas locais. Hidratação com skinboosters são uma ótima opção para a amenizar rugas finas e promover hidratação profunda da pele. Preenchimento local com hidroxiapatita de cálcio ajuda a melhorar e disfarçar as indesejadas veias, criando aspecto de jovialidade.

Como opção cirúrgica, com resultado mais duradouro, temos a lipoenxertia que promove uma melhora cutânea da região, além da camuflagem das veias locais.

Lembre-se sempre de procurar um cirurgião plástico certificado para um tratamento com maior segurança – procure se seu médico é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

VEJA TAMBÉM

Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no site, você concorda com o uso de cookies. OK