Home BlogProcedimentos Não-Cirúrgicos Procedimentos Faciais Masculinos Aumentam a Percepção de Atratividade e Confiabilidade
Procedimentos faciais masculinos aumentam a percepção de atratividade e confiabilidade

Procedimentos Faciais Masculinos Aumentam a Percepção de Atratividade e Confiabilidade

por Dra. Marcela Scarpa

Isso é o que sugere uma pesquisa recente sobre as mudanças na percepção da personalidade após cirurgia estética facial

De acordo com um estudo publicado no periódico JAMA Facial Plastic Surgeryhomens que se submetem às cirurgias plásticas faciais podem parecer mais atraentes, simpáticos e confiáveis, como se tivessem desenvolvido essas habilidades sociais.

A pesquisa produzida pela Georgetown University Medical Center e divulgada em julho deste ano, acompanhou 24 pacientes do sexo masculino com idade média de 49 anos, que decidiram realizar uma cirurgia facial estética. Os procedimentos foram realizados por um dos autores do estudo, Dr. Michael J. Reilly, professor associado de otorrinolaringologia da Faculdade de Medicina de Georgetown e por seu colega, Dr. Steven P. Davison, professor de cirurgia plástica e otorrinolaringologia na Universidade de Georgetown.

Os procedimentos apresentados no estudo incluíram as cirurgias de blefaroplastia inferior e superiorlifting facialelevação de supercílioslifting de pescoçorinoplastia e mentoplastia.

A pesquisa

Procedimentos faciais masculinos aumentam a percepção de atratividade e confiabilidade

Os participantes consentiram que suas fotos de antes e depois fossem exibidas a 145 voluntários, que analisaram sua personalidade com base em seus traços faciais. Os entrevistados tinham entre 25 e 34 anos e foram solicitados a avaliar os índices de atratividade, agressividade, extroversão, simpatia, coragem, sociabilidade, masculinidade e confiabilidade dos pacientes, com base em suas características faciais. Os voluntários não foram informados sobre o objetivo da pesquisa para garantir a imparcialidade das opiniões.

Um total de seis grupos foram criados, evitando que as fotos pré e pós-operatórias dos mesmos pacientes fossem incluídas na mesma pesquisa, para excluir o possível viés de memória, explicaram os autores.

Benefícios dos procedimentos

Procedimentos faciais masculinos aumentam a percepção de atratividade e confiabilidade

Os resultados revelaram que as cirurgias faciais pareceram tornar os homens mais atraentes, simpáticos, mais confiáveis ??e com melhores habilidades sociais.

Mais especificamente:

  • A correção da pálpebra superior estava relacionada ao aumento da simpatia e confiabilidade;
  • A cirurgia de belafaroplastia inferior permitiu que os homens parecessem mais seguros;
  • O procedimento de elevação de supercílio fez com que os pacientes parecessem mais extrovertidos e corajosos;
  • O lifting facial fez com que os pacientes parecessem mais simpáticos e dignos de confiança;
  • O lifting de pescoço acrescentou extroversão e masculinidade aos perfis;
  • A rinoplastia melhorou a atratividade dos participantes;
  • A mentoplastia foi o único procedimento que não resultou em mudanças estatisticamente significativas.

A maioria dos procedimentos não exerceu influência nas classificações de masculinidade, em contraste com um estudo de 2015 desenvolvido com mulheres. Nesse estudo, foi observado um aumento no quesito feminilidade das pacientes que se submeteram às cirurgias estéticas faciais.

Expliquei mais detalhes sobre esse estudo no artigo: Rejuvenescimento Facial melhora a percepção do rosto, clique aqui para ler.

Compreendendo os resultados

Procedimentos faciais masculinos aumentam a percepção de atratividade e confiabilidade

Reilly comentou os resultados: “A tendência de julgar a aparência facial é provavelmente uma característica remanescente do nosso processo evolutivo, já que diversos estudos sugerem que avaliar uma pessoa com base em sua aparência está intimamente relacionado aos instintos de sobrevivência – nosso instinto animal nos diz para evitar aqueles que são mal-intencionados. ”

“Juntas, nossas descobertas sugerem que tanto homens quanto mulheres submetidos as cirurgias estéticas faciais podem não só experimentar melhora na percepção de atratividade, como outras mudanças positivas na percepção da sociedade de sua persona”, disse ele.

“É realmente interessante que diferentes áreas anatômicas da face tenham diferentes graus de contribuição para a percepção geral da personalidade”, conclui o professor.

“O filósofo Cícero descreveu o rosto como um ‘espelho da alma’, significando que a aparência física de uma pessoa é uma característica pessoal mais óbvia e acessível durante o contato social – por isso não é de se surpreender que mudanças sutis nas aparências faciais sejam poderosas o bastante para alterar julgamentos de personalidade ”, complementou Reilly.

E o futuro?

Procedimentos faciais masculinos aumentam a percepção de atratividade e confiabilidade

Afshin Mosahebi, professor de cirurgia plástica na University College of London, que não esteve envolvido na pesquisa, disse em entrevista à revista Newsweek que o estudo foi uma análise útil da percepção social dos pacientes que buscam um procedimento facial.

No entanto, de acordo com Mosahebi, o estudo foi limitado, já que conteve uma amostragem pequena. Além disso, como o estudo envolveu apenas pacientes que consentiram em apresentar seus resultados, estes já poderiam estar bastante confiantes com relação a sua aparência e, por isso, autorizaram a exibição. “E quanto aos que não ficaram tão felizes assim?” – Perguntou.

“Seria interessante para pesquisas futuras, uma análise mais abrangente do corpo e uma maior seleção de pacientes para reduzir o viés”, disse ele.

Questionado sobre como os resultados poderiam encorajar outros homens a procurar procedimentos, Mosahebi acredita que a cirurgia estética deve ser realizada no “paciente certo e com a motivação apropriada”.

VEJA TAMBÉM

Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no site, você concorda com o uso de cookies. OK