Home BlogNotícias e Curiosidades Rejuvenescimento Facial Pode Te Deixar Mais Atraente, Simpática e Confiável, Segundo Estudo
Rejuvenescimento facial pode te deixar mais atraente, simpática e confiável, segundo estudo.

Rejuvenescimento Facial Pode Te Deixar Mais Atraente, Simpática e Confiável, Segundo Estudo

por Dra. Marcela Scarpa

O estudo “Facial plastic surgery improves perception of femininity, personality, attractiveness” (Cirurgia Plástica Facial pode melhorar a percepção de feminilidade, personalidade e atratividade – em tradução livre), publicado na Revista JAMA Facial Plastic Surgery, em abril de 2015, concluiu que, além melhorar a autoestima da paciente, o rejuvenescimento facial altera a forma como as outras pessoas passam a enxergá-la.

Os pesquisadores descobriram que mulheres que foram submetidas a determinados procedimentos estéticos foram classificadas como mais agradáveissociaisatraentes e femininas.

Rejuvenescimento facial pode te deixar mais atraente, simpática e confiável, segundo estudo.

O estudo não é superficial – a importância da aparência facial está enraizada na nossa evolução como espécie. Estudos anteriores já sugeriram que julgar uma pessoa com base em sua aparência é interpretada como uma questão de sobrevivência pelos nossos genes.

“Nosso instinto animal nos diz para evitar aqueles que são mal-intencionados e, sabemos de pesquisas anteriores, que traços de personalidade são removidos de expressões neutras de um indivíduo”, diz Michael J. Reilly, MD, professor assistente de otorrinolaringologia, e especialista em cirurgia de cabeça e pescoço na Escola de Medicina da Universidade de Georgetown, nos Estados Unidos.

Reilly e seus colegas decidiram avaliar e quantificar as mudanças na percepção da personalidade após vários tipos de cirurgias estéticas faciais, incluindo lifting facialblefaroplastia inferior e superiorelevação das sobrancelhasrejuvenescimento do pescoço implante de queixo.

Rejuvenescimento facial pode te deixar mais atraente, simpática e confiável, segundo estudo.
Photograph ©Copyright by Julian Andrews. Eye R8 Productions Ltd. 2015. 24/04/15. Kilburn, London Commission – Portraits of actress Juliet Stevenson.

O estudo avaliou fotos pré e pós-operatórias de 30 mulheres caucasianas através de um questionário respondido por 170 pessoas. Os entrevistados julgaram as fotos individualmente e observaram fatores como: atratividadefeminilidade e traços de personalidade (extroversão, simpatia, habilidades sociais, agressividade e confiabilidade). Como parte importante da pesquisa, nenhum dos entrevistados viu fotos de antes e depois da mesma paciente, e não sabiam que se tratava de uma pesquisa sobre cirurgia estética.

Nas fotos em que as mulheres haviam passado pelo rejuvenescimento facial, identificou-se melhorias nas seguintes áreas: simpatiahabilidades sociaisatratividade e feminilidade. Embora insignificante estatisticamente, também notou-se um aumento na confiabilidade dessas pessoas.

Rejuvenescimento facial pode te deixar mais atraente, simpática e confiável, segundo estudo.
Donna Andersen realizou Blefaroplastia total (nas pálpebras inferiores e superiores). Suas pontuações apresentaram melhoras em fatores como feminilidade, atratividade, habilidades sociais e extroversão.
(Esquerda: antes da cirurgia / direita: após a cirurgia).

“Mulheres que realizaram procedimentos como o Facelift e principalmente a Blefaroplastia, receberam mais avaliações positivas”, disse Reily.

Conforme demonstrou um estudo psicológico feito anteriormente, os olhos exercem grande influência na concepção de atração e confiança:  “Isso pode explicar por que as pacientes que realizaram Blefaroplastia foram apontadas como mais atraentes e femininas, e experimentaram melhores índices de confiabilidade”, diz Reilly.

Os pesquisadores ainda tentaram identificar se havia algum fator responsável por gerar respostas menos favoráveis, mas nenhuma variável isolada pareceu significativa. No entanto, algumas pacientes foram classificadas como mais propensas a agressividade e dominância. Para Reily “Alguns podem considerar um efeito negativo no que outros consideram desejável”.

Em sua avaliação Reily pondera: “A avaliação abrangente do tratamento e do paciente requer uma maior compreensão das mudanças da percepção pelo próprio paciente, ao invés de apenas considerar as medidas tradicionais de idade e atratividade”.

Ele ressalta ainda que o estudo foi pequeno e incluiu apenas participantes brancas do sexo feminino, limitando potencialmente sua aplicação para os outros casos.

“É óbvio que os pacientes gostariam de saber como cada procedimento cirúrgico pode afetar as percepções sobre sua personalidade. À medida que obtivermos mais conhecimento sobre essas mudanças, melhor poderemos aplicar os tratamentos para ampliar os resultados.”, conclui Reily.

FONTE: https://goo.gl/qTCnqW

VEJA TAMBÉM

Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no site, você concorda com o uso de cookies. OK