gluteo ideal

O Formato do Glúteo Ideal

por Dra. Marcela Scarpa

Os glúteos são elementos-chave na beleza feminina e a gluteoplastia estética é um dos procedimentos que mais cresce na cirurgia plástica. Nos Estados Unidos, segundo estatística da Sociedade Americana de Cirurgia Plástica – o número de lipoenxertia  aumentou em 15% em apenas 1 ano (2013-2014), e 98% para as gluteoplastias com implante, no mesmo período.

Em um estudo realizado e publicado por Dr. Wong em 2016 em uma conceituada revista científica (Plastic and Reconstructive Surgery), foi realizada uma análise das características ideais da regiãoentre a população leiga.

Imagens de glúteos foram alteradas digitalmente em proporções variadas, na visão posterior e lateralRazão cintura/quadril de variantes verticais foram também estudadas.

Segundo este trabalho, uma relação cintura/quadril ideal era anteriormente considerada como de 0,70, tendo com base coelhinhas da Playboy e ganhadoras do Miss América.

Assim, foi realizado um questionário com 482 mulheres e 507 homens. Os resultados foram separados e analisados de acordo com idade, gênero, etnia e nacionalidade.

Para a maioria das pessoas (44,2%), a razão cintura/quadril mais atraente, em visão posterior, foi 0,65, ficando a segunda posição para razão 0,60. Somente 5,7% consideraram a razão definida anteriormente, de 0,70.

2018 01 08 1 gluteo ideal
Figura 2

Ainda na visão posterior, a posição da proeminência lateral do quadril (parte mais larga) na altura do sulco infraglúteo foi considerado como mais bonito (proporção de 70:30 na razão vertical – Figura 2).

gluteo ideal
Fig.3

Para a visão lateral, o formato mais atraente foi com razão cintura/quadril de 0,70 (29,8% das respostas – Figura 3) e a porção mais proeminente posterior estando no ponto médio do glúteo (50:50 razão vertical – Figura 4).

gluteo ideal
Fig 4

Não houve diferença nas respostas tanto em gênero ou etnia, como foi observado nos resultados em estudos prévios, onde caucasianos e asiáticos preferiam um aspecto mais atlético, diferentemente de negros e hispânicos, que demonstravam preferência por curvas mais acentuadas.

Com isso, percebemos uma nova proporção cintura/quadril para 0,6 e 0,65, indicando um ideal mais curvo e sinalizando uma mudança importante de preferência e paradigma. Acredita-se que o crescente frenesi da mídia para glúteos mais voluptuosos fez com que qualquer critério prévio ficasse ultrapassado.

Segundo Dr. Wong, esse estudo pode ajudar os cirurgiões plásticos a realizar um planejamento cirúrgico mais próximo do ideal estético esperado pelas pacientes.

Fonte: PRS June 2016

VEJA TAMBÉM

Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no site, você concorda com o uso de cookies. OK