Home BlogProcedimentos Cirúrgicos - Contorno Corporal Você Sabe Quais As Diferenças Entre Os Tipos de Lipoaspiração?
Tipos de Lipoaspiração

Você Sabe Quais As Diferenças Entre Os Tipos de Lipoaspiração?

por Dra. Marcela Scarpa

Atualmente, ao procurar saber mais sobre lipoaspiração, é inevitável que você se depare com vários nomes associados à ela, como:

  • Lipoescultura
  • Vibrolipo
  • Lipolaser
  • Minilipo
  • Lipolight
  • Hidrolipo
  • LipoHD

Com tantos resultados, é comum ficar confuso e não entender o que cada um pode significar. Para isso, vamos te explicar!
Seguem fatores comuns:

– O objetivo principal é remover células adiposas (gordura) de partes do corpo onde estiverem acumuladas, a conhecida gordura localizada.

– Para realizá-los o paciente deve estar em seu peso ideal, ou com pouca variação. Logo, não é utilizada para emagrecimento.

– As cânulas são inseridas através de pequenas incisões, por onde a gordura é aspirada.

– O volume máximo de gordura removido deve ser de 5 a 7% do peso corpóreo total (recomendado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica), com variações individualizadas a cada paciente.

Tipos de Lipoaspiração
  • Lipoaspiração tradicional

Realizado através da inserção de uma cânula simples que aspira a gordura localizada através de uma pressão negativa (realizada por uma máquina ou manualmente através de uma seringa).
A quebra de resistência da gordura é feita manualmente pelo cirurgião.

Saiba mais sobre as particularidades da Lipoaspiração, como as áreas do corpo onde é utilizada, tempo de recuperação, uso de cintas e anestesia, nesse post.

  • Lipoescultura

Esse procedimento consiste em combinar a Lipoaspiração com a Lipoenxertia. Parte da gordura aspirada é tratada e injetada em outras regiões para melhorar o contorno corporal ou volume local.
Nesse caso, de 30% a 70% do gordura injetada pode ser reabsorvida, e o restante permanece no local do tratamento, com resultado final duradouro e alterações locais que acompanham variações de peso do paciente.

  • Vibrolipoaspiração ou Vibrolipo

Consiste no procedimento de Lipoaspiração em que se utiliza um aparelho com uma cânula vibratória. Nesse caso, o procedimento é otimizado, já que a vibração facilita a penetração da cânula. O movimento de sua extremidade proporciona uma retirada uniforme das células gordurosas, evitando grandes traumas na aspiração. Não impede a lipoenxertia posterior, que pode ser realizada normalmente após o preparo habitual da gordura.

Tipos de Lipoaspiração
  • Lipoaspiração Ultrassônica e a Laser

Também funcionam nas diretrizes da Lipoaspiração, diferenciando-se apenas nos aparelhos utilizados.

As cânulas inseridas emitem ondas de ultrassom que liquefazem a gordura. Em sequência, realiza-se o processo habitual de aspiração, facilitado pela etapa anterior.
O procedimento possibilita menor trauma local e menor sangramento. Permite também retração da pele sobrejacente.

Lipoaspiração a Laser se assemelha a Ultrassônica, com a diferença do uso de um aparelho de laser Diodo com comprimento de onda específico para destruir células de gordura (já falamos isso anteriormente, se quiser relembrar clique aqui). Como o procedimento acima, também possibilita menor trauma local, menor sangramento e retração de pele local.
Ambos os procedimentos inviabilizam a lipoenxertia e lipoescultura, pois destroem as células de gordura antes da sua retirada.

lipolaser
  • HidroLipo, Mini Lipo e Lipolight

É um tipo de lipoaspiração que utiliza solução tumesceste (solução com variação apenas do volume e concentração anestésica local) antes do procedimento. É uma variante da lipoaspiração tradicional, com mudanças na terminologia utilizada por alguns médicos como estratégia e apelo de marketing.

Nomeada como justificativa para ser realizada em ambientes não hospitalares, com anestesia local, na grande maioria das vezes por médicos não especialistas que indicam procedimentos seriados em pequenas regiões.

Por conta das condições em que são realizadas, além do maior risco de complicações gerais por procedimentos seriados por médicos não capacitados, há maior risco de irregularidades e assimetrias pela limitação técnica conferida à anestesia local.
Não recomendado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica devido ao risco que confere.

  • LipoHD ou De Alta Definição

Outro nome comercial aplicado à lipoaspiração. O que difere é a tentativa de esculpir a gordura simulando a musculatura definida.

Resultado limitado que deve ser feito com ciência de seus resultados e baixa expectativa. Muito mais propensa a assimetrias e irregularidades se houver ganho posterior de peso.

Portanto, todos os procedimentos nomeados acima referem-se a alguma variação da lipoaspiração convencional, com pequenas alterações. Cuidado com nomenclaturas sensacionalistas que visam atrair pacientes desinformados. Preze sempre pela sua segurança, ela não tem preço!

 Todos os procedimento cirúrgicos acima devem, por obrigação, ser realizados em ambiente hospitalar apenas por Cirurgiões Plásticos membros da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

E você, já pensou em fazer uma Lipoaspiração? Conheça mais sobre os detalhes dessa cirurgia e os pré-requisitos que os pacientes devem ter para serem candidatos à ela. Veja nesse post.

VEJA TAMBÉM

Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no site, você concorda com o uso de cookies. OK