Home BlogProcedimentos Cirúrgicos - Contorno Corporal Lipolaser Funciona? Para Que Serve?
lipolaser

Lipolaser Funciona? Para Que Serve?

por Dra. Marcela Scarpa

Lipolaser é um tipo de lipoaspiração realizada com o auxílio de um aparelho de laser Diodo com comprimento de onda específico para destruir células de gorduraO aparelho auxilia na quebra de gordura antes da aspiração e estimula a contração da pele e estímulo de colágenomelhorando a silhueta e a flacidez. Para a função de “skin tightening”, o aparelho permite uma mudança no comprimento de onda que provoca uma retração da pele.

Essa tecnologia existe no Brasil desde 2002, porém os aparelhos utilizados eram considerados inseguros e arriscados quanto ao resultado. Somente a partir de 2008 surgiram estudos para a nova tecnologia do Laser Diodo, que age em um comprimento de onda específico para células de gordura.

Durante o procedimento o laser chega até a região a ser tratada através de uma cânula com fibra óptica semi flexível e descartável. São realizadas pequenas incisões ou cortes (os mesmos utilizados para posterior lipoaspiração) e a fibra posicionada e ativada na região mais profunda da gordura, fazendo com que esta seja destruída (lipólise). A seguir é introduzida uma cânula de lipoaspiração comum para que essa gordura liquefeita seja aspirada. Uma segunda aplicação do laser, dessa vez na camada mais superficial é realizada (logo abaixo da pele), promovendo aquecimento local e estimulando colágeno e elastina, melhorando o aspecto e textura da pele após. Essa forma permite menor trauma local e menor sagramento, já que a ação e aquecimento coagulam os vasos mais profundos, com menor hematomas pós operatórios.

Pode ser usado sem aspiração local subsequente, de forma isolada, em casos de pouco acúmulo de gordura e flacidez cutânea, dando maior firmeza local.

lipolaser

Tem as mesmas indicações de uma lipoaspiração, porém é melhor indicada em regiões com maior propensão a flacidez e sobra de pele após o procedimento convencional, como braços, coxas, pescoço, correção de ginecomastia em homens. Outra indicação é para a melhora do aspecto de fibrose pós lipoaspiração prévias.

As principais vantagens do procedimento:

  • menor tempo cirúrgico
  • sangramento menor e menor hematoma
  • retirada de gordura em regiões com flacidez de pele
  • recuperação mais rápida
  • retração de pele

Porém esse efeito não é definitivo e vários fatores interferem no novo acúmulo de gordura e flacidez de pele, como genéticahábitos alimentares e atividades físicasproteção solar e idade (o colágeno e elasticidade de pele tem melhor resposta em pacientes mais jovens).

Lembrando a lipolaser inviabiliza a lipoenxertia posterior ou a chamada lipoescultura, já que o laser destrói as células de gordura antes da sua retirada.

É contra-indicadas em doenças não controladas (hipertensão, diabetes, cardiopatia), obesidade ou sobrepeso acima de 30% do peso ideal, grandes excessos de pele ou estriasenvelhecimento cutâneo avançado

VEJA TAMBÉM

Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no site, você concorda com o uso de cookies. OK