Home BlogProcedimentos Não-Cirúrgicos Bioplastia – Porque Eu Não Realizo e Não Recomendo!
bioplastia

Bioplastia – Porque Eu Não Realizo e Não Recomendo!

por Dra. Marcela Scarpa

Bioplastia é nome que alguns profissionais dão ao preenchimento de regiões e remodelação corporal com PMMA.

O Polimetilmetacrilato é um produto em microesferas de acrílico (ou seja, um tipo de plástico), PERMANENTE no organismo.

Alguns tipos possuem sim liberação pela Anvisa, porém, seu uso atual é extremamente restrito. Tem indicação (ainda que limitada) para tratamento da lipodistrofia facial em pacientes soropositivos, em pequenos volumes. Essa indicação deve ser feita obrigatoriamente por um médico cirurgião plástico ou dermatologista.  É  proscrito para fins estéticos na face e proibido para uso corporal, pelo alto risco que apresenta.

            É bem popular pelo seu baixo custo de mercado mas, nesses casos, o barato pode sair muito caro!

            Uma pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica – regional São Paulo, fez um levantamento com 300 especialistas brasileiros e concluiu que o produto provocou deformidades e complicações em cerca de 17 mil pacientes em todo o país, num período compreendido entre maio de 2015 e maio de 2016. Os pacientes recorreram a cirurgiões plásticos para correção de sequelas consequentes ao produto.

            Como o PMMA é formado por microesferas, ele espalha-se pelos tecidos, predispondo à formação de nodulações e deformidades.  A sua extração é extremamente difícil e geralmente envolve a retirada de tecido sadio, com sequelas estéticas e, muitas vezes funcionais.

            Além disso, por ser definitivo, tem risco aumentado de infecções recorrentes, inflamações e dores crônicas, que requerem tratamento prolongado com corticoesteróides e outras medicações.

            Portanto, informem-se sempre antes de realizar qualquer procedimento invasivo. Pesquisem sobre o produto e a formação do médico que o realizará – na dúvida, não façam!!!

            Não se iludam com procedimentos baratos e milagrosos, suas vidas são mais valiosas!

Há algumas opções seguras para melhorar o formato do glúteo. Atualmente temos opções como

Se quiser saber se seu cirurgião plástico é membro da SBCP, clique aqui.

VEJA TAMBÉM

Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no site, você concorda com o uso de cookies. OK