Home BlogProcedimentos Não-Cirúrgicos Pesquisa Aponta Qual a Proporção Dos Lábios Mais Atraentes
Pesquisa aponta qual a proporção dos lábios mais atraentes

Pesquisa Aponta Qual a Proporção Dos Lábios Mais Atraentes

por Dra. Marcela Scarpa

Um estudo publicado pela JAMA Facial Plastic Surgeryem fevereiro de 2017, determinou as dimensões ideais dos lábios femininos consideradas mais atraentes.

Imagens computadorizadas foram analisadas para identificar quais fatores definiam a melhor proporção entre os lábios. A conclusão auxiliaria médicos e pacientes durante os procedimentos para aumento labial.

Pesquisa aponta qual a proporção dos lábios mais atraentes

A pesquisa objetivou encontrar as proporções estéticas ideais para melhor harmonia entre a face e os lábios e, inclusive, por analisar quais fatores poderiam prejudicar os resultados e impactar negativamente os procedimentos.

Dr. Brian JF Wong, PhD da Universidade da Califórnia, em conjunto com outros pesquisadores, classificou sob o aspecto de atratividade, imagens de mulheres caucasianas com áreas superficiais de lábios alteradas e índices de lábio superior e inferior manipuladas digitalmente.

Como se desenvolveu a pesquisa?

Os rostos de 20 mulheres com idades entre 18 e 25 anos foram modificados digitalmente para exibir 5 modelos de lábios diferentes para cada uma. Participantes online analisaram as imagens modificadas e as classificaram em um ranking de atratividade. Uma pontuação foi definida para quantificar as proporções mais atraentes.

Pesquisa aponta qual a proporção dos lábios mais atraentes

Os dados deste estudo foram coletados durante o ano de 2010 e devidamente analisados no segundo semestre de 2016.

Pesquisa aponta qual a proporção dos lábios mais atraentes

Análise dos resultados obtidos

Os lábios com um aumento de 53,5% na área da imagem original, com uma razão de 1 para 2 entre o lábio superior e o inferior, e que representam cerca de 10% do terço inferior da face, foram considerados os mais atraentes.

Os pesquisadores deste estudo defendem a preservação do aspecto natural ou da proporção de 1: 2 nos procedimentos de aumento dos lábios, evitando a aparência excessiva do lábio superior frequentemente vista entre as celebridades.

Já fiz uma matéria sobre O tamanho dos lábios e seu importante papel na atração.

Outros textos relacionados são: Reese Whiterspoon tem o rosto perfeito segundo uma fórmula feita por cientistas e as faces podem ser analisadas de acordo com a Máscara de Phi – A fórmula do rosto perfeitoclique nos links para ver.

No entanto, as fórmulas matemáticas e as simetrias apontadas pelas pesquisas devem ser utilizadas como um recurso auxiliar e secundário na definição das proporções ideais de cada paciente. Afinal, as individualidades de cada pessoa compõem a identidade.

Por isso, ao optar por um procedimento estético como o aumento do lábios, por exemplo, é muito importante fazê-lo com o acompanhamento de um profissional devidamente capacitado e especializado na área.

Pesquisa aponta qual a proporção dos lábios mais atraentes

Como já mencionei no artigo sobre a Máscara da Beleza:

“Acredito que o mais importante é o conjunto da obra, e reafirmo a frase: a beleza está nos olhos de quem vê, apesar de clichê, é verdade absoluta.

Um conceito tão pessoal, individualmente é muito mais profundo do que qualquer fórmula matemática.”

Referências:
THE JAMA NETWORK JOURNALS. By the numbers: What are the most attractive female lips? Science Daily, 2017.  Disponível em: <www.sciencedaily.com/releases/2017/02/170216143902.htm  > Acesso em 25 de nov. 2018.
Natalie A. Popenko, Prem B. Tripathi, Zlatko Devcic, Koohyar Karimi, Kathryn Osann, Brian J. F. Wong. A Quantitative Approach to Determining the Ideal Female Lip Aesthetic and Its Effect on Facial AttractivenessJAMA Facial Plastic Surgery, 2017; DOI: 10.1001/jamafacial.2016.2049

VEJA TAMBÉM

Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no site, você concorda com o uso de cookies. OK