Home BlogProcedimentos Cirúrgicos - Contorno Corporal Sintomas Que Aumentam a Procura Pela Cirurgia Íntima
Sintomas que aumentam a procura pela cirurgia íntima

Sintomas Que Aumentam a Procura Pela Cirurgia Íntima

por Dra. Marcela Scarpa

Segundo levantamento feito pelo jornal americano Plastic Surgeon Matchda American Society Of Plastic Surgeons (ASPS), o aumento da procura pela ninfoplastia ocorreu não somente por queixas estéticas, como a maioria acredita, mas também por sintomas funcionais.

Para Heather J. Furnas, pesquisador da Universidade de Stanford e membro cirurgião da ASPS: “As mulheres que procuram a labioplastia sofrem de sintomas físicos, além da aparência, que afeta sua qualidade vida. ”

Sintomas que aumentam a procura pela cirurgia íntima

Nova perspectiva para a cirurgia íntima feminina

O estudo, divulgado em 2017, acompanhou 50 mulheres que consultaram um cirurgião plástico em busca do procedimento. Elas foram submetidas a entrevistas e um questionário para verificação de possíveis sintomas.

Para quem ainda não conhece, a Labioplastia ou Ninfoplastia, como também é conhecida, é um procedimento cirúrgico para reduzir o tamanho dos pequenos lábios vaginais, quando apresentam um alongamento incomum e interferem na qualidade de vida das mulheres. Já expliquei melhor esse assunto no artigo “Cirurgia Íntima: a mais nova tendência das cirurgias estéticas” .

O procedimento é utilizado, em sua maioria, para fins estéticos mas, conforme o estudo demonstra, os motivos ultrapassam a beleza e também envolvem questões relacionadas a saúde.

As participantes da pesquisa possuíam 35 anos de idade, em média (com uma variação de 17 a 51 anos). A maioria disse que notou a hipertrofia dos pequenos lábios vaginais com o envelhecimento e/ou após o parto, enquanto que outras, após a puberdade. Algumas, no entanto, afirmavam que sempre apresentaram o problema.

Sintomas que aumentam a procura pela cirurgia íntima

Os relatos trouxeram queixas diversas, sendo dores durante relações sexuais apontadas por quase metade das pacientes entrevistadas.  Além disso, muitas delas se sentiam fisicamente incomodadas e desconfortáveis com a aparência ao usar algumas roupas específicas, como calças de ioga e trajes de banho.

Dr. Furnas e os demais pesquisadores demonstraram que quase todas as pacientes eram autoconscientes do aspecto da região e mais da metade sentia-se menos atraente, o que acarretava um impacto negativo sobre sua autoestima.

As controvérsias

Os procedimentos de labioplastia têm provocado bastante discussão entre críticos e cirurgiões. A popularidade da cirurgia como já abordei nesse artigo, preocupa alguns profissionais sobre a frivolidade da situação. Eles acreditam que as mulheres estão em constante influência da mídia.

Entretanto, muitos especialistas e associações médicas contestam essas informações, já que atualmente existem diversas evidências científicas que mostram a eficácia do procedimento na melhora de queixas funcionais e estéticas da região íntima feminina e, assim, a relação da mulher com o próprio corpo.

Sintomas que aumentam a procura pela cirurgia íntima

De acordo com dados estatísticos da ASPS, entre 2015 e 2016 houve um aumento de 80% na realização de labioplastias no Brasil.

Mediante os dados obtidos pelo estudo, os pesquisadores reconhecem algumas limitações, como a falta de um grupo comparativo. Mas isso não anula seus benefícios na compreensão das motivações das mulheres ao se submeter a uma cirurgia íntima.

Dr. Furnas e seus colegas concluem em seu estudo que quanto mais os médicos entenderem a sintomatologia associada à hipertrofia dos pequenos lábios vaginais, mais poderão dar respaldo médico e suporte às pacientes. Não apenas por uma questão estética, mas também para tratamento de sintomas físicos e funcionais.

Se quiser saber mais sobre a Ninfoplastia acesse: https://marcelascarpa.com.br/ninfoplastia/

Referências:

AMERICAN SOCIETY OF PLASTIC SURGEONS. High Rates of Physical Symptoms among Women Seeking Labiaplasty. – Jornal Plastic Surgeon Match, 2017. Disponível em:< https://www.plasticsurgery.org/news/press-releases/high-rates-of-physical-symptoms-among-women-seeking-labiaplasty > Acesso em 25 de nov. 2018.

VEJA TAMBÉM

Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no site, você concorda com o uso de cookies. OK