Home BlogNotícias e Curiosidades Existe Uma Fórmula do Rosto Perfeito?
existe-rosto-perfeito

Existe Uma Fórmula do Rosto Perfeito?

por Dra. Marcela Scarpa

Vivemos em uma cultura de padrões estéticos e idealizações do rosto e do corpo, e mesmo cada indivíduo com suas características, mais a sociedade procura saber quais seriam as mudanças necessárias para atingir um ápice de beleza.

Segundo o estudo realizado pelo cirurgião crâniomaxilofacial, Dr. Stephen Marquadt, que estudou a beleza humana por anos em sua prática, analisando pesquisas multiculturais, percebeu que todos os grupos possuíam a mesma percepção de beleza facial.

Analisou também a evolução da face humana até os dias atuais, e através dessa pesquisa, descobriu que a beleza não está apenas relacionada a Proporção Áurea ( Phi ), mas também à ambos os gêneros e a todas as raças, culturas e eras. Com isso, criou a chamada Máscara de Phi ou de Marquadt.

Essa máscara utiliza os formatos do pentágono e decágono como base, e incorpora a Proporção Áurea (Phi) em todas as suas dimensões.

existe-rosto-perfeito

FORMULA DA BELEZA

Assim, uma rotulada fórmula da beleza foi criada:

  • A altura da testa = altura do nariz ;
  • Altura do nariz = 1/3 inferior rosto;
  • Largura do nariz = largura dos olhos;
  • Distância interocular = largura do nariz;
  • Distância entre os olhos = largura dos olhos;
  • Largura da boca = 1,5 x largura do nariz (Maquardt considera 1,618 – proporção Phi);
  • Largura da face = 4 x largura do nariz.

Obviamente, mesmo com uma face proporcionalmente perfeita, há inúmeras variações de forma e características que resultam em belezas individuais distintas e únicas.

existe-rosto-perfeito

Curiosamente ninguém se encaixa perfeitamente na máscara, e simetria facial não é necessariamente sinônimo de beleza.  Essa simetria tende a resultar em uma face artificial.

Como você pode ver acima, a máscara foi colocada em ícones mundiais e, uma alteração foi feita em Photoshop aplicando no rosto da modelo as alterações propostas, é possível que você prefira a versão real assim como eu.

masrcarta de phi Marquadt

Sob o meu ponto de vista, como Especialista em Cirurgia Plástica,  insisto em dizer que essa chamada “razão de ouro da beleza” refere-se apenas a parte física, sendo esse detalhe apenas um elemento do conjunto do que é belo (para mim, inclusive, é um fator secundário).

Além disso, é tão vago e superficial que não abrange sumidades de beleza atuais. Acredito que o mais importante é o conjunto da obra, e reafirmo a frase: “a beleza está nos olhos de quem vê”, apesar de clichê, é verdade absoluta.

existe-rosto-perfeito

Um conceito tão pessoal, individualmente é muito mais profundo do que qualquer fórmula matemática.

E você? O que pensa sobre a “Mascara da Beleza”, já que a beleza pode estar nos olhos de quem vê?

existe-rosto-perfeito

VEJA TAMBÉM

Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no site, você concorda com o uso de cookies. OK