Um estudo publicado pela JAMA Facial Plastic Surgery, em fevereiro de 2017, determinou as dimensões ideais dos lábios femininos consideradas mais atraentes.
Imagens computadorizadas foram analisadas para identificar quais fatores definiam a melhor proporção entre os lábios. A conclusão auxiliaria médicos e pacientes durante os procedimentos para aumento labial.
A pesquisa objetivou encontrar as proporções estéticas ideais para melhor harmonia entre a face e os lábios e, inclusive, por analisar quais fatores poderiam prejudicar os resultados e impactar negativamente os procedimentos.
Dr. Brian JF Wong, PhD da Universidade da Califórnia, em conjunto com outros pesquisadores, classificou sob o aspecto de atratividade, imagens de mulheres caucasianas com áreas superficiais de lábios alteradas e índices de lábio superior e inferior manipuladas digitalmente.
Como se desenvolveu a pesquisa?
Os rostos de 20 mulheres com idades entre 18 e 25 anos foram modificados digitalmente para exibir 5 modelos de lábios diferentes para cada uma. Participantes online analisaram as imagens modificadas e as classificaram em um ranking de atratividade. Uma pontuação foi definida para quantificar as proporções mais atraentes.
Os dados deste estudo foram coletados durante o ano de 2010 e devidamente analisados no segundo semestre de 2016.
Análise dos resultados obtidos
Os lábios com um aumento de 53,5% na área da imagem original, com uma razão de 1 para 2 entre o lábio superior e o inferior, e que representam cerca de 10% do terço inferior da face, foram considerados os mais atraentes.
Os pesquisadores deste estudo defendem a preservação do aspecto natural ou da proporção de 1: 2 nos procedimentos de aumento dos lábios, evitando a aparência excessiva do lábio superior frequentemente vista entre as celebridades.
Já fiz uma matéria sobre O tamanho dos lábios e seu importante papel na atração.
Outros textos relacionados são: Reese Whiterspoon tem o rosto perfeito segundo uma fórmula feita por cientistas e as faces podem ser analisadas de acordo com a Máscara de Phi – A fórmula do rosto perfeito, clique nos links para ver.
No entanto, as fórmulas matemáticas e as simetrias apontadas pelas pesquisas devem ser utilizadas como um recurso auxiliar e secundário na definição das proporções ideais de cada paciente. Afinal, as individualidades de cada pessoa compõem a identidade.
Por isso, ao optar por um procedimento estético como o aumento do lábios, por exemplo, é muito importante fazê-lo com o acompanhamento de um profissional devidamente capacitado e especializado na área.
Como já mencionei no artigo sobre a Máscara da Beleza:
“Acredito que o mais importante é o conjunto da obra, e reafirmo a frase: a beleza está nos olhos de quem vê, apesar de clichê, é verdade absoluta.
Um conceito tão pessoal, individualmente é muito mais profundo do que qualquer fórmula matemática.”