Home BlogProcedimentos Cirúrgicos - Contorno Corporal O Que é o Efeito Dupla Bolha e Como Ele Pode Comprometer o Resultado Das Mamoplastias?
efeito-dupla-bolha

O Que é o Efeito Dupla Bolha e Como Ele Pode Comprometer o Resultado Das Mamoplastias?

por Dra. Marcela Scarpa

Dupla Bolha é um termo usado para uma possível evolução pós-cirúrgica da Mamoplastia de aumento ou Mastopexia com próteses de silicone.

Causas do efeito Dupla Bolha

efeito-dupla-bolha

Pacientes submetidas a Mamoplastia de aumento ou Mastopexia com prótese não estão isentas de apresentarem flacidez mamária e ptose com o passar do tempo (também já comentei sobre o tema), afinal, causas como gestação, amamentação, envelhecimento, alterações de peso, genética, entre outras, se mantém. Em casos em que a prótese foi colocada em plano subglandular, ela acompanha a queda da mama com posicionamento mais inferior durante a ptose. Quando as próteses foram colocadas em plano submuscular, essa fica fixa no local, enquanto os tecidos (glândula, pele e gordura) “deslizam” sobre o músculo, resultando no aspecto em dupla bolha.

Já expliquei as diferenças dos planos submuscular e subglandular, além de mais informações sobre a cirurgia de Mamoplastia neste artigo, clique aqui para ler.

contratura capsular também pode ter influência sobre o efeito dupla bolha. Nesse caso, a prótese é envolta sobre uma cápsula de fibrose (cicatriz) que a mantém fixa em uma posição superior. O tecido mamário flácido, da mesma forma, mantém-se móvel, ficando em uma posição mais inferior ao implante.

Para saber mais detalhes sobre contratura capsular, leia o artigo: O que é e como tratar a Contratura Capsular?

dupla bolha também pode ocorrer nos seguintes casos:

  • Implantes mal posicionados
  • Mamas tuberosas
  • Cicatrizes cirúrgicas anteriores

Como reconhecer a dupla bolha?

efeito-dupla-bolha

A deformidade causada pelo efeito de dupla bolha geralmente ocorre gradualmente, quando a paciente percebe o deslocamento inferior progressivo do tecido mamário diante da imobilidade da prótese.

Como corrigir?

Existem alguns métodos capazes de corrigir a deformidade causada pela Dupla Bolha, todos eles, no entanto, envolvem intervenções cirúrgicas e devem ser individualizados para cada caso após avaliação por um especialista.

Mastopexia

Uma das opções é a cirurgia de revisão da Mastopexia com o troca de plano de prótese para o subglandular.

O tecido cicatricial é removido e a mama remodelada sobre os implantes reposicionados.

Técnica dual plane

A técnica “dual plane” também pode ser uma opção para tratar e prevenir o efeito dupla bolha. Nessa cirurgia, a técnica combina as opções submuscular e subglandular para dar maior naturalidade e sustentação aos implantes, também associado à pexia mamária, com remodelamento dos tecidos.

efeito-dupla-bolha

Na grande maioria dos casos opta-se pela troca do implante mamário durante a cirurgia de correção. Porém, mais uma vez, essa premissa não é regra absoluta e os casos devem ser individualizados.

É fato que, independente da técnica cirúrgica realizada, a paciente deve sempre fazer o acompanhamento e avaliações periódicas conforme indicação médica, mantendo avaliação seriada de sua evolução pós operatória.

VEJA TAMBÉM

Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no site, você concorda com o uso de cookies. OK