Home BlogEnvelhecimento Emagrecimento Maciço e a Percepção de Envelhecimento Facial
Emagrecimento maciço e a percepção de envelhecimento facial

Emagrecimento Maciço e a Percepção de Envelhecimento Facial

por Dra. Marcela Scarpa

Estudo analisa a percepção de idade facial após grande perda peso

obesidade é um problema atual de saúde pública, com crescimento progressivo no país.  A cirurgia para seu tratamento é cada vez mais prevalente, com um aumento de 46,7% em sua incidência entre 2012 e 2017. Só no ano de 2017, foram realizados 105.642 procedimentos, segundo dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM). Com isso, os pacientes com grande perda ponderal após a cirurgia são um número cada vez maior da população.

O assunto tem chamado a atenção e foi tema do artigo Estudo analisa a influência da perda maciça de peso na percepção da idade facial”, realizada por pesquisadores da PUC do Rio Grande do Sul e publicado no renomado periódico médico Plastic and Reconstructive Surgery,em outubro de 2018. Neste, é investigada uma possível mudança na percepção da idade facial ao comparar pessoas com obesidade mórbida antes da cirurgia bariátrica e um ano após o procedimento.

Sete cirurgiões plásticos estimaram a idade de cada paciente por fotografia padronizada, onde eram mascaradas maiores informações.

O estudo

Emagrecimento maciço e a percepção de envelhecimento facial

Setenta pacientes foram incluídos no estudo de análise facial por fotografia.

Como resultado do estudo, antes da cirurgia, a média de idade facial estimada foi de 40,8 anos. Já durante o pós-operatório, a média de idade foi de 43,7 anos. Ou seja, houve um aumento de 2,9 anos sobre idade percebida após o emagrecimento.

Homens com mais de 40 anos, com índice de massa corporal pré-operatória entre 40 e 49,9 kg / m2, peso superior a 127,65 kg antes da cirurgia e percentual de perda de peso acima de 75,13% foi o grupo que mais aparentou envelhecimento.

Dessa forma, os autores concluíram que a perda maciça de peso parece contribuir para o envelhecimento facial.

Emagrecimento x envelhecimento

Emagrecimento maciço e a percepção de envelhecimento facial

A sensação de rosto envelhecido depois de uma grande perda de peso não é coincidência. Ela acontece pela perda de sustentação e flacidez da pele com a eliminação da gordura. Além disso, nos casos em que o emagrecimento é feito sem acompanhamento correto e de forma repentina, o organismo libera mais radicais livres, colaborando para o envelhecimento precoce.

No entanto, é possível corrigir e melhorar o aspecto da região através de procedimentos como Lifting FacialBlefaroplastiaPreenchimento facial,  SkinboostersTerapia de Indução de Colágeno, e outras opções conforme a indicação médica individualizada. Uma dieta equilibrada com acompanhamento nutricional pode também ser estratégia para ajudar a minimizas os efeitos deste emagrecimento desordenado.

Sobre a cirurgia bariátrica

Emagrecimento maciço e a percepção de envelhecimento facial

cirurgia bariátrica (ou gastroplastia) é indicada, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), para pacientes com índice de massa corpórea (IMC) acima de 35 Kg/m² e que tenham complicações como apnéia do sono, hipertensão arterial, diabetes, dislipidemia (aumento de colesterol) e problemas articulares. É também indicado para pacientes com IMC maior que 40 Kg/m² que não tenham obtido sucesso na perda de peso após dois anos de tratamento clínico (incluindo o uso de medicamentos).

Na maioria dos casos, a cirurgia bariátrica, além da perda de peso, tem como benefícios o melhor controle ou cura das outras doenças relacionadas à obesidade (como diabetes, hipertensão arterial, hipercolesterolemia e alívio das dores articulares).

Em pacientes que apresentaram uma perda ponderal muito grande, uma cirurgia plástica para retirada do excesso de pele é necessária. Ela é indicada apenas quando o peso estiver totalmente estabilizado.

É importante que o paciente seja acompanhado por uma equipe multidisciplinar composta por cirurgiões do aparelho digestivocirurgiões plásticosnutricionistas e psicólogos, que auxiliam no processo de emagrecimento saudável do paciente.

Já falei com mais detalhes sobre cirurgia plástica reparadora após a cirurgia bariátrica nesse artigo, clique aqui para ler.

VEJA TAMBÉM

Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no site, você concorda com o uso de cookies. OK