A região dos olhos (periorbitária) está diretamente associada às características de envelhecimento ou jovialidade da face.
Excesso de pele, evidência de bolsas de gordura e ptose (queda) do ROOF promovem esse aspecto envelhecido e podem ser tratados cirurgicamente.
Gordura retro-orbicular (ROOF)
A gordura retro-orbicular (ou ROOF) é um tecido adiposo que se localiza na região profunda do supercílio (ou sobrancelha).
Com o processo do envelhecimento, ou mesmo como característica individual em jovens e prevalente em algumas etnias, esse tecido descende (cede), posicionando-se na região lateral da pálpebra superior. Seu prolapso apresenta-se como um aumento de volume local, conferindo à região um aspecto de “inchado” e “cansado”.
Foto 1: Posição esperada do ROOF
Consequentemente, além da pele, as estruturas de gordura profundas também devem ser corrigidas.
A cirurgia é realizada através de uma incisão localizada no sulco palpebral superior (a mesma utilizada na blefaroplastia). As cicatrizes são posicionadas de forma que fiquem bem escondidas nas estruturas da região.
A ressecção da gordura retro-orbicular do olho (ROOF) em conjunto com a blefaroplastia estética consiste na capacidade de suavizar e reduzir o peso e o volume na região palpebral superior. Essa combinação cirúrgica é realizada em, aproximadamente, 90% das cirurgias palpebrais da minha prática clínica atual.
O procedimento dura, em média, 1h e o paciente tem alta hospitalar no mesmo dia.
Foto 2: Blefaroplastia superior (a retirada de ROOF pode ser realizada através das mesmas incisões cirúrgicas.
A blefaroplastia é um dos procedimentos faciais mais realizados no mundo. Pacientes com queixas de olhos cansados, excesso de pele, pálpebras caídas ou olheiras, podem beneficiar-se do procedimento e/ou de outras abordagens que promovem o rejuvenescimento facial, como: lifting de supercílio, lasers ou peelings químicos e outros tratamentos na região periocular. Porém, suas indicações são distintas e dependem de um correto diagnóstico do problema a ser tratado. O exame físico e a sua indicação devem sempre ser realizados por um profissional capacitado.
Referências:
- May, J. Fearon, P. Zingarelli, Published 1 October 1990. Medicine Plastic and Reconstructive Surgery
Saldanha O. Lipoabdominoplastia. Rio de Janeiro:Di Livros; 2004.
Wang X, Wang H. Anatomical Study and Clinical Observation of Retro-orbicularis Oculi Fat (ROOF). Aesthetic Plast Surg. 2020 Feb;44(1):89-92.