Home BlogNotícias e Curiosidades Fazendo Cirurgia Plástica Posso Ficar Até 10 Anos Mais Jovem?
ficar até 10 anos mais jovem?

Fazendo Cirurgia Plástica Posso Ficar Até 10 Anos Mais Jovem?

por Dra. Marcela Scarpa

Por mais óbvio que o título possa parecer, um trabalho de pesquisa conseguiu uma maneira de quantificar de forma objetiva os efeitos rejuvenescedores promovidos pela cirurgia plástica.

Um estudo realizado em 2012 e coordenado pelo Dr. Nitin Chauhan, da Universidade de Toronto, descobriu que o efeito rejuvenescedor aumentou com o número de tratamentos administrados, como explicado a seguir.

Nesse trabalho, estudantes de medicina examinaram uma seleção aleatória de fotos de 60 pacientes (7 homens e 63 mulheres) entre 45 a 72 anos que haviam realizado cirurgia plástica.

Tais pacientes foram escolhidos ao acaso e foram divididos em 3 grupos, de acordo com o número de procedimentos realizados: 22 realizaram lifting do rosto e pescoço, 17 associaram blefaroplastia ao primeiro e 21 somaram a suspensão frontal aos dois procedimentos anteriores.

Já os avaliadores foram divididos em quatro grupos de 10 pessoas,  e receberam 30 fotografias aleatórias de pré e pós-operatórios. Com isso eram convidados a adivinhar a idade desses pacientes.

Como resultado, houve a impressão de que os pacientes eram, em média, 1,7 anos mais jovens antes do procedimento e 8,9 anos depois (com uma média final de 7,2 anos a menos na percepção de idade dos submetidos a procedimentos estéticos). O resultado foi mais significante no terceiro grupo (que realizou os três procedimentos) e menos substancial no grupo que realizou somente o lifting de face e pescoço. Ele não esteve relacionado à idade do paciente antes dos procedimentos.

ficar até 10 anos mais jovem?

Os pesquisadores escreveram para o Archives of Facial Plastic Surgery, conceituado jornal científico de medicina:  “Nossos resultados mostram uma redução modesta mas significativa na idade percebida após a cirurgia facial estética”.

“Embora as motivações para a cirurgia estética possam variar, um conceito predominante inclui o desejo de alcançar uma aparência mais jovem, mantendo os atributos únicos e as suas características individuais”.

Os cientistas esperavam com o trabalho, ajudar os cirurgiões plásticos a oferecem expectativas realistas aos pacientes antes de se prepararem para a cirurgia, já que o resultado é um campo subjetivo.

O Dr. Simon Withey, de 51 anos, cirurgião plástico em Londres, disse que não ficou surpreso com os resultados: “O facelift de 20 anos atrás apresentava uma melhora da pele, mas o paciente não costumava aparentar muito mais jovem. Com as ritidoplastias atuais procuramos redistribuir o volume perdido no rosto, já que a sua estrutura torna-se mais pesada com o envelhecimento”, afirmou.

No entanto, ele acrescentou: “Embora os pacientes pareçam mais jovens nas fotos, na vida real as mãos, voz e movimentos podem indicar sua idade. Mas, de qualquer maneira, a maioria dos pacientes não procura parecer 10 anos mais jovens. Eles buscam uma versão mais leve de si mesmos.”

ficar até 10 anos mais jovem?

Os autores disseram que seu estudo levantou outras questões como: até onde as pessoas podem rejuvenescer sem recorrer ao bisturi e se é possível quantificar o significado de “aparentar bem para sua idade” .

Eu acredito que este trabalho tenha sua valia, desde que os procedimentos sejam bem indicados e individualizados para cada paciente. Acredito na indicação cirúrgica ou de procedimentos menos agressivos para cada paciente objetivando a busca e manutenção do aspecto natural de cada um. Concordo na busca da melhor versão, porém, sem exageros ou artificialismos. O trabalho deve ser avaliado sem distorções de interpretação, apenas avaliando seu resultado rejuvenescedor em uma cirurgia bem indicada.

Quer que a sua aparência apresente uma imagem mais leve, descansada e com uma pele viçosa? Vou deixar 10 dicas para você por em prática no seu dia-a-dia:

  • Durma bem (entre 7 à 8 horas por noite)
  • Dieta saudável (ingerir mais frutas, verduras e legumes)
  • Beba água (35ml por kg do seu peso)
  • Diminua o consumo de álcool
  • Pratique exercícios (de forma moderada e constante)
  • Não fume
  • Proteja-se do sol (aplique protetor solar inclusive em dias nublados)
  • Reduza o estresse (Saia com os amigos, distraia os pensamentos)
  • Postura (caminhe de forma ereta)
  • Ria muito (segundo um estudo, pessoas que sorriem bastante aparentam um semblante mais jovem)

Já conversamos em um post anterior sobre o envelhecimento facial e suas consequências, relembre aqui!

Saiba mais sobre:

Ritidoplastia aberta e endoscópica

Elevação de supercílio

Toxina botulínica

Preenchimento facial

VEJA TAMBÉM

Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no site, você concorda com o uso de cookies. OK