Home BlogEnvelhecimento Envelhecimento Facial
Envelhecimento Facial

Envelhecimento Facial

por Dra. Marcela Scarpa

Com o envelhecimento ocorrem muitas alterações no rosto de um indivíduo. Essas alterações são completas e abrangem a pele, subcutâneo, gordura facial, músculos e até o osso.  Na juventude a região das bochechas é volumosa, a região inferior dos olhos é contínua, sem sulcos, e bem preenchida e o conjunto do rosto tem o formato de um triângulo invertido.

Com o avançar da idade e as mudanças locais, observa-se uma queda dos tecidos, culminando em um deslocamento inferior da gordura da bochecha, região inferior dos olhos e sobrancelha, formação do bigode chinês e linhas da marionete, afilamento dos lábios, além claro, das rugas e manchas na pele. Um rosto que tinha sustentação torna-se flácido, com mudança de seu formato.

Envelhecimento Facial

Mas quais são as principais alterações na estrutura que ocasionam essa mudança dramática?

Envelhecimento Facial

Na pele há a diminuição da produção de colágeno, que passa a ser insuficiente, causando perda de firmeza e sustentação,  com o aparecimento de rugas e linhas de expressão.  Irregularidades no tom e relevo da pele podem surgir.

Envelhecimento Facial

Nos compartimentos de gordura ocorre atrofia com frouxidão dos fatores de sustentação e consequente piora do descenso de estruturas. Na pálpebra, as gorduras da órbita abaulam, causando aparência de cansaço e bolsas locais. Ocorre perda do contorno de mandíbula e pescoço.

Envelhecimento Facial

A região tem uma ação muscular rica, utilizada para expressar emoções pela mímica facial. Suas contrações repetidas e combinadas causam, na pele, uma piora e aprofundamento das rugas, piora do descenso da gordura facial e, com o passar dos anos, causam alteração do formato ósseo.

Os ossos da região sofrem um processo de remodelamento local, com perda massa óssea e sustentação nas partes móveis: ao redor dos olhos e da boca, bochechas, nariz, mandíbula e queixo.

Envelhecimento Facial

O que pode ser feito para melhorar esses sinais?

Envelhecimento Facial

O tratamento é individual, levando em consideração o grau de envelhecimento e comprometimento dos tecidos e pode ser realizado através de

Para casos com grande excesso de pele ou alterações maiores a cirurgia torna-se necessária, podendo ser indicadas a blefaroplastiaritidoplastias e lipoenxertia de gordura.

Os tratamentos cirúrgicos e não cirúrgicos podem ser complementares, sendo realizados em conjunto para uma melhora global e mais completa da região.

Mas lembre-se, estes devem sempre ser indicados e realizados por um médico capacitado. Verifique sempre se seu cirurgião é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica!

VEJA TAMBÉM

Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no site, você concorda com o uso de cookies. OK