Os Fios de Sustentação Facial são uma ótima opção para quem busca um tratamento não invasivo de Rejuvenescimento Facial.
Homens e mulheres podem realizar este procedimento. Ele possibilita resultados satisfatórios, reposicionando tecidos e estimulando a produção de colágeno.
A técnica
O rejuvenescimento facial com fios de sustentação é uma técnica reconhecida mundialmente. É um procedimento minimamente invasivo e com rápida recuperação (sem downtime), realizado sob anestesia local e em ambiente não hospitalar. Não é necessário corte cirúrgico ou sedação e, possui baixo índice de complicação.
O resultado é visível logo após o término do procedimento e pode permanecer por um período de 18 a 24 meses.
Porém, cabe lembrar que para a obtenção de bons resultados estéticos, a aplicação de fios de sustentação facial deve ser realizada por um profissional capacitado em rejuvenescimento facial (Cirurgião Plástico ou Dermatologista, membros de suas respectivas Sociedades Brasileiras regulamentadoras).
Esse procedimento é indicado como opção de tratamento para flacidez pequena da face e pescoço, bem como no reposicionamento volumétrico dessas regiões. Pode ser utilizado em pacientes jovens a partir dos 30 anos e naqueles com sinais precoces de envelhecimento facial.
É contra-indicado em pacientes com flacidez excessiva e com indicação cirúrgica estabelecida, mas sim são uma forma de retardar a sua necessidade.
Composição do material
Existem vários tipos e composições, hoje detalharei melhor sobre um deles. Segundo pesquisadores, a sutura é absorvível, composta por um fio cirúrgico estéril (de ácido polilático – PLLA) com sistema de freamento de cones (compostos por PLLA e ácido glicólico), que ficam dispostos a intervalos regulares, promovendo sua fixação nos próprios tecidos moles da face e do pescoço. O material foi aprovado para fins estéticos pela Agência de Vigilância Sanitária Brasileira (ANVISA), e a norte-americana Food and Drug Administration (FDA).
Os fios podem ser utilizados para atingir diversos objetivos:
- Elevação das sobrancelhas;
- Melhora do bigode chinês;
- Contorno da mandíbula;
- Elevação da bochecha;
- Melhora do queixo duplo;
- Flacidez do pescoço.
Conheça melhor a realização desse procedimento, bem como suas indicações, no artigo Perguntas e Respostas: Fios de Sustentação Facial
Referências:
Revista Brasileira de Cirurgia Plástica. Utilização da sutura reabsorvível em ácido polilático no remodelamento da face. Volume 33, 2018.