Dra. Marcela Scarpa

O uso de Anabolizantes, o Envelhecimento e Prejuízos à Saúde.

O conteúdo descrito abaixo não tem como objetivo substituir a consulta médica, tem caráter informativo destinado aos indivíduos que tenham algum interesse em Cirurgia Plástica. Procure sempre um Cirurgião Plástico habilitado e devidamente registrado na Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (http://www.cirurgiaplastica.org.br) e no Conselho Regional de Medicina de seu Estado (CRM).

No início do mês viralizou um vídeo em que um rapaz de 22 anos responde a um questionamento, se utilizava ou não esteroides anabolizantes. ‘O que você acha irmão? Eu tenho 22 anos. Você acha que isso é natural? Com a barba e ficando careca” – responde.

Video do Canal KENNY KO

O uso de anabolizantes está diretamente relacionado ao envelhecimento e a danos à saúde.

A seguir um resumo dos malefícios do uso descriterioso desses esteroides:

Envelhecimento, prejuízo estético

O fígado é o principal responsável pela metabolização e eliminação dessas substâncias. O processo metabólico associado seu ao uso indiscriminado, resulta em um stress oxidativo (fenômeno que ocorre quando as células produzem moléculas instáveis, chamadas radicais livres). Esses radicais livres causam danos às células e aos tecidos, levando à inflamação, envelhecimento precoce e doenças crônicas. 

Adicionalmente, o excesso de testosterona circulante em níveis supra fisiológicos é responsável pela calvície e aumento e crescimento de pêlos no corpo. 

O desequilíbrio hormonal também é responsável pelo aumento das glândulas mamárias em homens, resultando em ginecomastia, além do aumento da acne.

Fig. 1. Ginecomastia

Já falei sobre o impacto psicológico da ginecomastia em jovens em https://marcelascarpa.com.br/os-efeitos-psicologicos-em-jovens-com-ginecomastia/

Se quiser saber mais sobre o tratamento da ginecomastia, clique aqui

Risco cardiovascular
Além do envelhecimento cutâneo visível, o uso inadvertido da substância pode causar trombose, lesão cardíaca direta, hipertrofia ventricular, aterosclerose, aumento do colesterol “ruim” (LDL) e diminuição do colesterol “bom” (HDL), entre outros. O paciente tem, com isso, risco aumentado para fenômenos tromboembólicos, a exemplo de infarto, embolia pulmonar e acidente vascular cerebral (derrame).

Prejuízo hepático

Além da sobrecarga pela metabolização e eliminação das substâncias, alguns esteroides anabolizantes são diretamente hepatotóxicos, ou seja, causam dano direto às células do fígado, podendo resultar em cirrose e câncer.

Infertilidade

O uso de testosterona exógena impacta diretamente na espermatogênese, resultando em impacto direto na fertilidade masculina (impacto este que pode ser de difícil manejo e, em muitos casos, irreversível).

Hiperatividade, TDAH e depressão

Em pessoas com predisposição, o uso de esteroides e anabolizantes podem desencadear ou piorar o quadro, podendo, inclusive, resultar em um aumento da agressividade.

É importante salientar que os prejuízos acima são resultado do uso estético e indiscriminado da substância, quando os níveis séricos de testosterona atingem valores acima do fisiológico. A terapia de reposição hormonal, quando bem indicada e realizada com acompanhamento médico especializado, é segura e traz benefícios à saúde masculina.

O blog acima teve participação do urologista Dr. Rodrigo Dal Moro Amarante, CRMSP 142.101.

Este texto é de autoria da Dra. Marcela Benetti Scarpa e toda e qualquer forma de reprodução e/ou veiculação somente será permitida mediante prévia autorização por escrito e com indicação de fonte, do contrário, poderá consistir em violação de direitos autorais, conforme a Lei 9.610/98, passível da adoção das medidas cíveis e criminais pertinentes. Para mais informações, acessem nossa Política de Proteção aos Direitos Autorais.

Compartilhe:

Posts recentes:

#EstéticaFacial

Olheiras Profundas – Como tratar: Deformidade do sulco Nasojugal (tear trough) – Tipos e Opções de tratamento

O que é o tear trough ou sulco nasojugal? É uma depressão inestética que ocorre na região da pálpebra inferior. Essa região confere um aspecto cansado ao olhar, e pode ocorrer em jovens. Um dos itens mais importantes que conferem a beleza ao olhar é a transição suave entre a pálpebra e a bochecha. Entretanto, seu tratamento é desafiador. Como

#CirurgiaPalpebral

Diego Defante e a Correção da Ptose Palpebral

O humorista Diogo Defante realizou uma cirurgia para corrigir sua ptose palpebral, popularmente conhecido como “olho caído”. “Já estava com a visão prejudicada e não pude mais adiar. Espero que vocês reclamem bastante nos comentários, porque o olhinho caído que vocês tanto amam se foi”, afirmou. A ptose palpebral apresenta-se como a queda da pálpebra superior, que pode afetar um

Cirurgias e Procedimentos