Home BlogEnvelhecimento O Estresse e o Envelhecimento – Parte 2 – Por que os presidentes envelhecem tão rapidamente?
estresse_e_envelhecimento 2

O Estresse e o Envelhecimento – Parte 2 – Por que os presidentes envelhecem tão rapidamente?

por Dra. Marcela Scarpa

As fotos de Barack Obama na noite de sua eleição em 2009 parecem que foram capturadas há muito mais tempo. Atualmente, seu rosto apresenta sulcos mais profundos, rugas mais proeminetes e cabelos evidentemente grisalhos.

Você olha para a foto inaugural e, quatro anos depois, ela é visivelmente mais velha”, disse Connie Mariano, médico da Casa Branca de 1992 a 2001. “É como se estivessem numa máquina do tempo e avançassem oito anos, no espaço de quatro.”

estresse_e_envelhecimento 2

As fotos acima possuem quatro anos de intervalo. A primeira (à esquerda) foi tirada quando Barack Obama assumiu pela primeira vez a posição de presidente americano, em 20 de janeiro de 2009. A segunda (à direita) aconteceu ao assumir o cargo pela segunda vez, em 20 de janeiro de 2013.

É possível observar uma grande diferença em seu rosto e em seus cabelos.

Os presidentes enfrentam um estresse contínuo e intenso. “Você consegue observar isso em um curto período”, disse Ronan Factora, médico especializado em medicina geriátrica na Cleveland Clinic“É um bom estudo do estresse crônico sobre a saúde geral de uma pessoa”.

“Sua cognição diminui, você pode sentir-se mais deprimido, sua capacidade de concentração diminui”, disse Factora. “E isso constitui-se numa verdadeira cascata” .

Análises Faciais

estresse_e_envelhecimento 2

Analisando seu antes e depois podemos perceber a flacidez e perda de sustentação da pele, com o aparecimento de algumas manchas cutâneas (mais comuns em peles morenas e negras). É evidente também o descenso das estruturas, como região malar (bochechas) e supercílio, com excesso de pele na pálpebra superior. Há maior abaulamento da gordura da pálpebra inferior, com alargamento da distância pálpebro-malar. Não houve uma perda de suporte ósseo que chame a atenção no período, porém a perda de volume da face como um todo, incluindo a região temporal (na lateral da testa/fronte) é facilmente percebida (dando a impressão de uma maior proeminência das orelhas). No início de seu mandato, o ex-presidente precisou deixar um antigo vício, o cigarro. Os efeitos colaterais do tabagismo podem, inclusive, ter colaborado para as linhas de expressão em seu rosto.

estresse_e_envelhecimento 2

Observe como outros presidentes americanos envelheceram durante o mandato:

estresse_e_envelhecimento 2

George W. Bush (2001 – 2008)

É possível perceber a flacidez de pele, com aparecimento e piora de rugas estáticas e acentuação de sulcos faciais. A perda de volume facial é evidente (apesar de ser menos pronunciado do que no Obama), principalmente na região malar, apesar da manutenção da sustentação óssea local. Percebe-se o descenso da região frontal, com queda do supercílio. Há excesso de pele nas pálpebras superiores e inferiores. Além disso os cabelos grisalhos também chamam atenção.

estresse_e_envelhecimento 2

Bill Clinton (1993 – 2001)

Apesar de ter envelhecido relativamente bem, notamos, como nos outros, a flacidez (menos pronunciada) de pele, com aparecimento de rugas estáticas. O descenso de estruturas da face, apesar de existir, é bem menos pronunciado do que nos presidentes anteriores. Observa-se alargamento da região pálpebro-malar com protrusão de bolsas de gordura e excesso cutâneo local. Esse excesso de pele é mais evidenciado pela ptose de supercílio bilateral. Podemos perceber o discreto apagamento do contorno mandibular além dos efeitos da reabsorção óssea na região das órbitas e abaixo do nariz. Também notamos uma discreta proeminência óssea nas órbitas superiormente, ocasionado pelo remodelamento do osso local, sob ação constante da musculatura.

Em muitas ocasiões, o médico de Bill Clinton achou difícil determinar se o  então presidente encontrava-se super-estressado ou doente. Essas condições provaram ser as duas condições básicas de sua vida presidencial. Apesar dos níveis extraordinários de estresse, muitos presidentes americanos recentes viveram muito além da expectativa da população em geral. Ronald Reagan e Gerald Ford morreram aos 93 anos; Jimmy Carter e o George H.W. Bush atualmente estão com 93 anos.  Se quiser relembrar a nossa matéria sobre envelhecimento facial clique aqui!

Como o exercício pode ajudar?

estresse_e_envelhecimento 2

Existe uma opção que pode combater e até mesmo retardar o envelhecimento: o exercício. “É o melhor caminho que um médico pode recomendar, disse Factora. “Não há medicamentos que possam apresentar tantos benefícios quanto o exercício”.

De volta a Obama, sabemos que é adepto a diversas práticas esportivas, como correr em esteiras, treinar musculação, jogar futebol, basquete e golfe. Um bom exercício leva a um melhor raciocínio, foi o que demonstrou o mapeamento cerebral de um estudo realizado pela epidemiologista e geriatra Linda Fried, da Universidade de Columbia.

“O exercício realmente traz mais fluxo de sangue”, explicou Linda. “Partes do cérebro são ativadas e estão associadas a um pensamento complexo e à solução de problemas”.

Já falamos em uma matéria anterior sobre os efeitos da atividade física para prevenção do envelhecimento, se quiser relembrar clique aqui!

Procedimentos e cirurgias

Atualmente há uma gama de procedimentos disponíveis para atenuação do processo de envelhecimento:

Esse procedimento é realizado para suavizar e prevenir o aparecimento de rugas. A toxina paralisa temporariamente a contração muscular local, suavizando rugas dinâmicas e estáticas. Pode ser também utilizada para “afinar” a face em casos de hipertrofia do músculo masseter.

Indicado para reestruturar o volume perdido com o envelhecimento, além de corrigir algumas assimetrias ou imperfeições faciais.

Ácido hialurônico de baixa concentração, desenvolvido para melhorar a estrutura dérmica e elasticidade da pele, através de uma hidratação profunda. É indicado para corrigir rugas e linhas finas, além de otimizar o efeito da toxina botulínica.

Bioestimulação do colágeno e reposicionamento dos tecidos faciais. É indicado para melhora do contorno da mandíbula, acentuação da proeminência malar, tratamento da região cervical e a queda do supercílio. No abdome também pode ser utilizado para tratamento da flacidez.

São microperfurações realizadas através de agulhas muito finas que facilitam a absorção e a ação de substâncias aplicadas sobre a pele (drug delivery). Essas micropunções também provocam uma reação inflamatória local que resulta no estímulo de fibroblastos e fatores de crescimento, com a consequente produção de colágeno. Indicado para tratamento de flacidez, rugas, manchas, estrias, cicatriz de acne, melhora de poros e textura, celulite, alopécia e melhora de cicatrizes cirúrgicas.

Laser ablativo que provoca um aquecimento rápido e controlado na pele, seguido de vaporização da água presente em suas células. Estimula uma recuperação mais rápida a partir da região não atingida, resultando na produção de colágeno e no remodelamento das camadas da pele. Pode ser utilizado para tratar rugas profundas, cicatrizes, flacidez e manchas solares, além de muitas outras funções.

É um bioestimulador de colágeno. Seus resultados incluem aumento da espessura da derme, melhora da flacidez, restauração da firmeza e sustentação da pele. Proporciona também melhorias para o contorno facial e corporal, além de suavizar os sinais de envelhecimento. Seus efeitos são gradativos e controlados, sendo percebidos com o estímulo dos fibroblastos a produzirem colágeno e elastina.

Já em outros casos, os procedimentos menos invasivos não são adequados e suficientes para atenuar os sinais de envelhecimento e procedimentos cirúrgicos tornam-se necessários:

Lifting Facial, utilizado para atenuar o envelhecimento facial e do pescoço. É indicado quando se percebe perda da projeção das bochechas e da definição da mandíbula, flacidez, sulcos profundos abaixo dos olhos e boca.

Indicada para remoção do exceso de pele e de tratamento das bolsas de gordura na região das pálpebras superiores, inferiores ou ambas.

Trata-se de um procedimento no qual a gordura removida do próprio paciente é tratada e reinjetada em regiões que necessitam de volume, com o objetivo de melhorar o contorno local. Seus efeitos são duradouros e, na face, é indicada para atenuar sulcos e reposicionar tecidos, repondo volume perdido com envelhecimento. Também indicado para tratamento de sequelas cicatriciais.

Indicada para restabelecer uma posição mais harmônica do supercílio (sobrancelha). Com o envelhecimento ocorre o descenso da região frontal, resultando na chamada ptose do supercílio, conhecida como “olhar cansado”. Na maioria dos casos os tratamentos são complementares e permitem uma otimização de resultados quando utilizados em conjunto.

A função presidencial acarreta afazeres e responsabilidades intransferíveis. O desgaste contínuo e o estresse são evidenciados no corpo, seja nos sulcos e rugas faciais, no cabelo grisalho ou na expressão facial de cansaço. É visível que conduzir um país não é nem de longe, uma tarefa fácil.

Fontes:

https://goo.gl/PgrrYw

https://goo.gl/7TW8Mf

VEJA TAMBÉM

Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no site, você concorda com o uso de cookies. OK