Home BlogProcedimentos Cirúrgicos - Contorno Corporal Mitos e Verdades: Existe Prótese de Mama Definitiva?
Protese de Mama

Mitos e Verdades: Existe Prótese de Mama Definitiva?

por Dra. Marcela Scarpa

Você já deve ter ouvido falar sobre prótese de mama definitiva que, uma vez colocada não precisam nunca ser trocadas, independente de qualquer situação. Algumas pacientes buscam esse tipo de informação que, muitas vezes são confirmadas erroneamente por alguns profissionais.

Seguem alguns tópicos para esclarecer, de uma vez por todas, as dúvidas referentes esse assunto:

  • A prótese de silicone sofre desgaste com o passar do tempo, tanto pela ação do atrito no organismo, a compressão natural, bem como desgaste do material, o que faz com que ela perca sua resistência gradativamente.
  • Além do desgaste da prótese, há a própria reação do organismo ao material externo, resultando na cápsula ao redor do implante, que pode causar a temida contratura capsular e o rippling. Essa resposta do corpo é individual, podendo ocorrer precocemente ou nunca aparecer como queixa.
  • São necessários exames de rotina para o acompanhamento da integridade da prótese, com um início estimado em 10 anos da colocação do implante. Esses exames são, a ultrassonografia de mamas, desde que realizado por um profissional experiente, e a Ressonância Nuclear Magnética, que é o melhor exame para essa avaliação.
  • troca do implante pode ser programada, através de um acompanhamento que, como dito acima, inicia-se com uma média de 10 anos (se a paciente não apresenta nenhuma queixa) e pode ser realizada anualmente se estes exames estiverem normais. Isso evita que a troca seja realizada com maior urgência (e menor programação da paciente) como nos casos de rotura da prótese.
  • As próteses atuais são de qualidade melhor do que as mais antigas (como aquelas colocadas nos anos 80 ou 90). Estas eram mais lisas e possuíam silicone mais líquido. As utilizadas atualmente tem a superfície texturizadasilicone mais gelatinoso e envoltório mais grosso e resistente, mantendo porém aspecto suave e natural ao toque.Quer saber mais detalhes sobre implantes mamários?Vá para nossa página sobre: MAMOPLASTIA DE AUMENTO.

VEJA TAMBÉM

Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no site, você concorda com o uso de cookies. OK