Dra. Marcela Scarpa – Cirurgiã Plástica

O conteúdo descrito abaixo não tem como objetivo substituir a consulta médica, tem caráter informativo destinado aos indivíduos que tenham algum interesse em Cirurgia Plástica. Procure sempre um Cirurgião Plástico habilitado e devidamente registrado na Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (http://www.cirurgiaplastica.org.br) e no Conselho Regional de Medicina de seu Estado (CRM).

Fumar Cigarro Faz Mal Para a Pele?

Imagens da internet

SIM! O CIGARRO PODE CAUSAR CERCA DE 50 DOENÇAS CONHECIDAS, principalmente ligadas à circulação, cânceres diversos e doenças respiratórias (e não apenas em quem consome, também naqueles que convivem com um fumante). A fumaça é absorvida por combustão, o que piora seu dano ao organismo. Em cada tragada são inaladas cerca de 4700 substâncias tóxicas.

Além dos riscos à saúde, há os efeitos na pele, com diminuição da produção de colágeno, obstrução da passagem de sangue e diminuição da sua espessura. Com isso, temos a redução da elasticidade cutânea e o envelhecimento precoce.

Um estudo realizado no departamento de Cirurgia Plástica da Case Western Universityem Ohio, nos Estados Unidos, comparou gêmeos idênticos entre 18 e 78 anos. Estes foram  fotografados por um profissional e foram avaliados.

Além do cigarro foram analisados fatores como exposição solar (veja nosso post sobre –FOTOENVELHECIMENTO), consumo de álcool e stress. Na maioria dos casos o gêmeo fumante possuía os piores hábitos. Não foi percebido diferença no ambiente ou dieta.

As fotos foram divididas em 2 grupos. O primeiro era composto de 45 pares de irmãos, em que um deles era tabagista e o outro não. O segundo grupo, ambos haviam consumido cigarro, mas um deles havia fumado pelo menos 5 anos a mais do que outro.

Dois médicos e um estudante de medicina estudaram as fotos, e tais foram as conclusões:

  • no primeiro grupo o irmão tabagista pareceu mais velho em 57% dos casos
  • no segundo grupo, o que era fumante há mais tempo aparentava ser mais velho em 63% dos casos

O artigo foi publicado na revista científica Plastic and Reconstructive Surgery.

Veja você mesmo as fotos desse estudo nas imagens e tire suas próprias conclusões, (perceba aspectos como bolsas e excesso de pele das pálpebras, rugas em geral e ao redor da boca, manchas na pele, flacidez cutânea, afinamento dos lábios).

A gêmea à direita fumou por 29 anos, em contrapartida a outra nunca fumou.
A gêmea da direita fumou por 16 anos e teve exposição solar não protegida, ao contrário da irmã que nunca fumou e sempre fez uso de proteção ao sol.
Ambos tabagistas, mas o irmão à direita fumou 14 anos a mais do que o primeiro.
Ambas tabagistas, mas a gêmea da esquerda fumou 12 anos a mais.

Este texto é de autoria da Dra. Marcela Benetti Scarpa e toda e qualquer forma de reprodução e/ou veiculação somente será permitida mediante prévia autorização por escrito e com indicação de fonte, do contrário, poderá consistir em violação de direitos autorais, conforme a Lei 9.610/98, passível da adoção das medidas cíveis e criminais pertinentes. Para mais informações, acessem nossa Política de Proteção aos Direitos Autorais.

Compartilhe:

Posts recentes:

Tratamento do Lipedema

O que é lipedema e qual sua incidência? O lipedema é uma alteração crônica que se caracteriza pelo acúmulo, atípico, simétrico e anormal de gordura

You cannot copy content of this page