Home BlogProcedimentos Cirúrgicos - Contorno Corporal Cresce o Número de Homens Que Buscam Cirurgias Plásticas
homens que buscam Cirurgias Plásticas

Cresce o Número de Homens Que Buscam Cirurgias Plásticas

por Dra. Marcela Scarpa

É cada vez maior o número de homens que realizam procedimentos estéticos. Hoje em dia, é bastante comum em todas as classes sociais e idades, e recorrente até mesmo entre os famosos.

Segundo dados divulgados em 2017 pela Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica e Estética (ISAPS), o Brasil é o segundo país do mundo em que mais são realizados procedimentos cosméticos. O país só perde para os Estados Unidos.

Nesse mesmo estudo, ficou demonstrado que a lipoaspiração continua sendo uma das cirurgias plásticas preferidas, tanto pelos homens quanto pelas mulheres. Com base nos dados da Sociedade Americana de Cirurgia Plástica e Estética (ASAPS), entre pessoas do sexo masculino essa operação cresceu em 106% entre os anos de 1993 e 2013.

homens que buscam Cirurgias Plásticas

Esse procedimento, inclusive, tornou-se em 2013 o mais realizado entre os homens adultos no Brasil. A ISAPS revelou que nesse ano foram 27.529 lipoaspirações, o que representa 12% do total de cirurgias estéticas no país. A idade predominante é entre os 25 e os 50 anos.

O mesmo estudo divulgou ainda as principais cirurgias feitas no Brasil pelo sexo masculino. Elas foram ordenadas abaixo a partir da mais procurada até a menos procurada:

Como dito anteriormente, a lipoaspiração é a primeira considerando apenas homens adultos. A ginecomastia tem 80% do seu público entre os adolescentes.

Sobre a lipoaspiração masculina

Embora, em geral, os homens tenham uma maior elasticidade da pele, também possuem acúmulo de gordura localizada, com queixas mais frequentes em abdômen, flancos – os chamados “pneuzinhos” –, tórax anterior e submento (papada).

Como funciona a lipoaspiração

A lipoaspiração é um procedimento cirúrgico realizado para remodelar áreas específicas do corpo que apresentam acúmulo de gordura localizada (lipodistrofia). Realça o contorno e a silhueta, redefinindo as proporções corporais. Normalmente a duração da cirurgia varia de 45 minutos a 4 horas, dependendo da extensão e da região tratada.

Esse procedimento é indicado para pacientes com gordura localizada e boa elasticidade da pele.

Todo paciente que será submetido a um procedimento cirúrgico deve passar por um processo pré-operatório detalhado. Diversos exames, bem como uma avaliação médica, devem ser realizados.

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica estabelece um limite máximo de segurança para o volume aspirado. Esse não deve ultrapassar 7% do peso corporal. A cirurgia deve ser feita exclusivamente por médicos especializados (cheque sempre se seu médico encontra-se no site da SBCP) e em ambiente hospitalar que forneça suporte adequado ao porte cirúrgico.

Sucesso entre os famosos

A lipoaspiração masculina é comum também entre as celebridades. Porém, como é de se esperar, nem todos os casos são divulgados na mídia, embora alguns sejam marcantes.

homens que buscam Cirurgias Plásticas

O cantor sertanejo Luciano Camargo, em entrevista à Folha, disse que passou em dois momentos por essa cirurgia. Segundo o cantor, o culto à beleza masculina é comum desde a Grécia antiga e nunca sofreu preconceitos.

homens que buscam Cirurgias Plásticas

Em Hollywood, atores também passaram pelo procedimento. Dwayne “The Rock” Johnson fez lipoaspiração para retirar excesso de gordura das mamas. Como a aparência do ator é fundamental em seus filmes, essa foi uma cirurgia considerada importante na sua carreira.

homens que buscam Cirurgias Plásticas

Arnold Schwarzenegger foi outro protagonista de filme de ação que passou pela operação, nesse caso, para remover gordura do submento (papada). Especula-se que Tom Cruise tenha feito o mesmo.

Gostou? Quer saber mais sobre a cirurgia? Clique aqui 

VEJA TAMBÉM

Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no site, você concorda com o uso de cookies. OK