Home BlogProcedimentos Cirúrgicos - Contorno Corporal Prótese de Silicone: Um Resultado Diferente Para Cada Mulher
Prótese de Silicone: um resultado diferente para cada Mulher

Prótese de Silicone: Um Resultado Diferente Para Cada Mulher

por Dra. Marcela Scarpa

As próteses de silicone, ao contrário do que o senso comum imagina, não são iguais. Mesmo quando um determinado perfil traz bons resultados para uma paciente, isso não se aplica como regra para todos os outros casos.

A escolha de cada implante leva em consideração características de cada indivíduo que são distintas e únicas, o que determina fatores como o perfil, a textura, o volume e o posicionamento da prótese, como já expliquei nessa matéria “Doutora, minha amiga colocou 350ml!”, clique aqui para ler.

Prótese de Silicone: um resultado diferente para cada Mulher

Fatores determinantes

Como já citamos nesse texto sobre Mamoplastia de Aumento, muitos são os fatores que influenciam o planejamento cirúrgico do aumento das mamas, sendo a escolha da prótese ideal uma responsabilidade compartilhada entre cirurgião e a paciente. Durante a avaliação, os principais fatores considerados são:

  • Altura
  • Qualidade da pele
  • Proporção do tronco (relação entre abdome e tórax)
  • Formato do tórax
  • Largura do tórax
  • Volume da mama antes da cirurgia
  • Posição da aréola em relação ao tórax
  • Posição dos seus seios em relação a caixa torácica
  • Volume da prótese de silicone selecionada.

Por essas razões, a mesma prótese de silicone de 300ml pode produzir resultados diferentes para cada paciente.

Verifique abaixo as diferenças no colo de cada tipo de corpo. Perceba detalhes como as distâncias entre os seios, o tamanho do tórax e largura dos ombros, por exemplo.

Prótese de Silicone: um resultado diferente para cada Mulher

O tamanho e o formato do tórax influenciam na escolha da prótese ideal

Observe a imagem abaixo e analise as distâncias entre os seios de cada tórax. Note como o posicionamento e a direção dos mamilos relacionam-se com o formato do tórax.

Prótese de Silicone: um resultado diferente para cada Mulher

A posição da aréola e a forma do tórax da paciente são fatores decisivos para a posição da prótese de silicone. O tórax servirá de base para o implante, sustentando-o. Assim, diferentes formatos de tórax proporcionarão diferentes posicionamentos dos implantes e, consequentemente, diferentes resultados de mamoplastia de aumento (assimetrias torácicas também devem ser observadas). Além disso, durante a cirurgia, a prótese é alojada de forma que fique centralizada pela aréola da paciente (permitindo um formato mais harmônico da mama), definindo sua importância na posição final dos implantes.

Prótese de Silicone: um resultado diferente para cada Mulher

Portanto, a proximidade das mamas após a realização da cirurgia dependerá das características e biotipos de cada paciente.

Escolhendo o perfil ideal

Prótese de Silicone: um resultado diferente para cada Mulher

volume de um implante de silicone é estabelecido pela relação entre largura e altura da prótese. Assim, um mesmo volume pode apresentar características e resultados diferentes, dependendo desta relação (já expliquei melhor isso naquele post anterior).

Os tipos de próteses redondas e cônicas, podem apresentar perfis baixomoderadoalto e superalto, que devem proporcionar resultados adequados para cada tipo de corpo.

Conheça mais sobre os perfis:

Perfil Baixo e Moderado

São indicados para pacientes com tórax maiores e que não desejam evidenciar os seios, uma vez que são pouco projetados para frente. A base maior proporciona maior evidência do colo. Essas próteses possuem a base larga e altura baixa, sendo, portanto, pouco utilizada em casos de aumento de volume.

Perfil Alto

Indicadas para pacientes que desejam volume, essas próteses possuem uma base mais estreita com proeminência da parte central. Isto faz com que haja maior projeção dos seios para frente.

Perfil Superalto

O perfil superalto é o que possui menor base e maior projeção. É recomendado para pacientes que desejam um volume maior, mas possuem o tórax e a base das mamas mais estreitos.

Durante a avaliação médica, o cirurgião plástico considera algumas características básicas do perfil corporal da paciente como o tamanho do tórax e a qualidade da pele da região em relação ao plano cirúrgico. A partir disso, é possível estabelecer se o desejo encontra-se dentro das possibilidades cirúrgicas do caso. Saiba mais sobre esse processo no texto específico sobre Mamoplastia de Aumento.

VEJA TAMBÉM

Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no site, você concorda com o uso de cookies. OK