Home BlogNotícias e Curiosidades Qual o Corpo Perfeito?
qual-o-corpo-perfeito

Qual o Corpo Perfeito?

por Dra. Marcela Scarpa

A cada dia que passa aumenta a discussão sobre o corpo perfeito – seja pela foto de uma modelo ou por uma capa de revista que exaltou algum dos muitos tipos de beleza que existem. O assunto está em alta!

As opiniões divergem: há quem se pronuncie em favor da magreza, das curvas e há quem não acredite em nenhum dos dois e julgue que a beleza é individual (minha opinião, por sinal).

O fato é, os conceitos de beleza são subjetivos e variam de acordo com a região, cultura, gênero, interferência da mídia, época, entre outros.

Conforme há o crescimento da imposição dos padrões de beleza, em contrapartida, há um forte avanço em favor da liberdade individual. É cada vez maior o número de pessoas que se opõem a uma norma e reconhecem a pluralidade da beleza na sociedade atual.

Um exemplo ocorreu recentemente com a Revista Marie Claire, que publicou uma nota em seu site com a seguinte legenda para a foto abaixo: “Izabel Goulart se despede do Rio, e mostra corpo perfeito”.

qual-o-corpo-perfeito

Houve um número excessivo de críticas e a revista viu-se na obrigação de alterar para: “Izabel Goulart se despede do Rio de Janeiro e fãs elogiam: ´corpo perfeito´”.

Debates como esse surgem diariamente, principalmente na internet.

Para evidenciar a disparidade entre os corpos ideais imaginados por homens e mulheres, a marca britânica de lingerie Bluebella, foi às ruas do Reino Unido.

Mostraram para mais de 1000 pessoas fotos de celebridades nas quais deveria ser indicado o corpo ideal para cada sexo.

Os resultados não foram surpreendentes: homens e mulheres tem visões bem diferentes sobre o assunto.

Com relação ao corpo feminino, as mulheres britânicas preferiram características de celebridades mais magras como Jennifer Aniston e Gwyneth Paltrow. Já os homens preferiram as modelos com curvas mais acentuadas, como os seios da Kim Kardashian e os quadris da Kelly Brook.

qual-o-corpo-perfeito
2018-04-10-3--_corpo_perfeito

Para o corpo masculino, os homens preferiram os corpos maiores e mais definidos, como os bíceps do ator Hugh Jackman e o peitoral de Ryan Gosling. Enquanto que as mulheres destacaram aqueles com músculos menos volumosos, como Brad Pitt.

Para a fundadora da marca Emily Bendell, o resultado foi chocante:

“Curiosamente, a soma de todas essas partes não corresponde à perfeição física”, afirma.

“Nem os homens nem as mulheres optaram por homens marombados ou modelos adolescentes magérrimas e perfeitamente esculpidas. É ótimo ver essa mistura de idades e formas.”

Devemos ressaltar que se a pesquisa fosse realizada no Brasil ou em países do oriente, como a China ou o Japão, os resultados seriam certamente diferentes.

Assim, fica claro que não existe um modelo de beleza universalmente agradável, existem vários. O importante é sentir-se bem com o próprio corpo.

Por isso, é imprescindível que, ao optar por fazer uma intervenção cirúrgica para fins estéticos, a pessoa busque por uma realização pessoal e tenha metas realistas do resultado, afinal, não existe corpo perfeito!

VEJA TAMBÉM

Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no site, você concorda com o uso de cookies. OK