Home BlogNotícias e Curiosidades 07/04 – Dia Mundial da Saúde

07/04 – Dia Mundial da Saúde

por Dra. Marcela Scarpa

“Saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade”. Esse foi o conceito de saúde definido pela Organização Mundial da Saúde, em 1946.

De acordo com esse conceito, todo aspecto que influencia na qualidade de vida de uma pessoa deve ser cuidadosamente analisado e pode gerar consequências à saúde.

O dia 07 de Abril foi escolhido como Dia Mundial da Saúde e coincide com a data de fundação da Organização Mundial da Saúde (OMS). O objetivo dessa data é conscientizar a população sobre a importância da qualidade de vida e como os diferentes fatores do cotidiano podem afetar a saúde.

Dessa forma, não somente a prevenção ou o tratamento de doenças podem garantir um bom quadro de saúde à população, mas também a melhora dos aspectos gerais de sua vida.

Por isso, todos os anos nessa data são realizadas várias atividades em prol da conscientização, para que assim a sociedade compreenda, cada vez mais, como cuidar da saúde.

Uma boa alimentação, praticar exercícios físicos, ter momentos de lazer, sentir-se bem com quem você é, cuidar da prevenção de doenças e, principalmente, conseguir manter a mente livre são grandes dicas para uma boa saúde.

Por isso fique atento aos fatores do seu cotidiano e busque uma vida mais saudável!

Dicas para manter uma boa saúde:

  • Boa higiene: Não ter higiene adequada aumenta o contágio por gripes e resfriados, além de facilitar a transmissão de doenças mais graves como pneumonia, disenteria e até mesmo o ebola.
  • Água limpa: Beber água de fontes inseguras provocam 1,7 milhões de casos de doenças diarreicas no mundo.
  • Boa alimentação: Para ter uma boa saúde é importante manter uma dieta saudável e balanceada, prestando bastante atenção à quantidade de sal, açúcar e gordura ingerida.
  • Exercícios físicos: Ao realizar atividades físicas é possível evitar doenças do coração, diabetes tipo 2, hipercolesterolemia e ainda desenvolvimento de pressão alta.
  • Qualidade do sono: Dormir bem ajuda no crescimento e desenvolvimento de crianças e adolescentes, contribui para o aprendizado e o equilíbrio hormonal. Também auxilia a saúde cardiovascular e a prevenção de doenças.

VEJA TAMBÉM

Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no site, você concorda com o uso de cookies. OK