SIM! O CIGARRO PODE CAUSAR CERCA DE 50 DOENÇAS CONHECIDAS, principalmente ligadas à circulação, cânceres diversos e doenças respiratórias (e não apenas em quem consome, também naqueles que convivem com um fumante). A fumaça é absorvida por combustão, o que piora seu dano ao organismo. Em cada tragada são inaladas cerca de 4700 substâncias tóxicas.
Além dos riscos à saúde, há os efeitos na pele, com diminuição da produção de colágeno, obstrução da passagem de sangue e diminuição da sua espessura. Com isso, temos a redução da elasticidade cutânea e o envelhecimento precoce.
Um estudo realizado no departamento de Cirurgia Plástica da Case Western University, em Ohio, nos Estados Unidos, comparou gêmeos idênticos entre 18 e 78 anos. Estes foram fotografados por um profissional e foram avaliados.
Além do cigarro foram analisados fatores como exposição solar (veja nosso post sobre –FOTOENVELHECIMENTO), consumo de álcool e stress. Na maioria dos casos o gêmeo fumante possuía os piores hábitos. Não foi percebido diferença no ambiente ou dieta.
As fotos foram divididas em 2 grupos. O primeiro era composto de 45 pares de irmãos, em que um deles era tabagista e o outro não. O segundo grupo, ambos haviam consumido cigarro, mas um deles havia fumado pelo menos 5 anos a mais do que outro.
Dois médicos e um estudante de medicina estudaram as fotos, e tais foram as conclusões:
- no primeiro grupo o irmão tabagista pareceu mais velho em 57% dos casos
- no segundo grupo, o que era fumante há mais tempo aparentava ser mais velho em 63% dos casos
O artigo foi publicado na revista científica Plastic and Reconstructive Surgery.
Veja você mesmo as fotos desse estudo nas imagens e tire suas próprias conclusões, (perceba aspectos como bolsas e excesso de pele das pálpebras, rugas em geral e ao redor da boca, manchas na pele, flacidez cutânea, afinamento dos lábios).