Dra. Marcela Scarpa

Fiz preenchimento e meu rosto inchou muito tempo após!

Fiz Preenchimento e Meu Rosto Inchou Muito Tempo Após!

O conteúdo descrito abaixo não tem como objetivo substituir a consulta médica, tem caráter informativo destinado aos indivíduos que tenham algum interesse em Cirurgia Plástica. Procure sempre um Cirurgião Plástico habilitado e devidamente registrado na Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (http://www.cirurgiaplastica.org.br) e no Conselho Regional de Medicina de seu Estado (CRM).

O que é o ETIP?

O chamado ETIP, ou Edema Transitório Intermitente Persistente é um evento adverso raro, que caracteriza-se por inchaço e dor na região em que houve aplicação de qualquer preenchedor. Este pode ocorrer até vários meses até anos após a realização do procedimento.

O gatilho pode ser uma infecção (mesmo que distante, como infecção urinária, sinusite, amigdalite, etc.) ou mesmo administração de qualquer vacina. A causa base é o estímulo do sistema imunológico, com a formação de anticorpos que atacam o preenchedor como uma resposta cruzada (digamos que “por engano”) à infecção ou administração do agente.

É mais comum em lábios e pálpebras, porém, pode ocorrer em qualquer local de aplicação.

Outra observação importante é que a reação não ataca diretamente o produto, não interferindo na sua duração.

É de tratamento simples e fácil, com compressas geladas, corticóides, anti-inflamatórios e/ou anti-histamínicos (sempre prescritos e orientados pelo seu médico!!!). Geralmente regridem após 24-48h.

Edemas recorrentes são extremamente raros e podem causar desconforto ao paciente. Nesses casos, a opção de dissolução do preenchedor com hialuronidase deve ser discutida.

Como todo procedimento invasivo, o preenchimento facial possui suas reações adversas mas, pela frequência extremamente baixa em mãos experientes, não deve impedir sua execução. A grande maioria possui tratamento eficaz (novamente, em mãos experientes) e sem maiores inconvenientes. Se quiser saber mais sobre o procedimento, clique aqui

Este texto é de autoria da Dra. Marcela Benetti Scarpa e toda e qualquer forma de reprodução e/ou veiculação somente será permitida mediante prévia autorização por escrito e com indicação de fonte, do contrário, poderá consistir em violação de direitos autorais, conforme a Lei 9.610/98, passível da adoção das medidas cíveis e criminais pertinentes. Para mais informações, acessem nossa Política de Proteção aos Direitos Autorais.

Compartilhe:

Posts recentes:

#EstéticaFacial

Olheiras Profundas – Como tratar: Deformidade do sulco Nasojugal (tear trough) – Tipos e Opções de tratamento

O que é o tear trough ou sulco nasojugal? É uma depressão inestética que ocorre na região da pálpebra inferior. Essa região confere um aspecto cansado ao olhar, e pode ocorrer em jovens. Um dos itens mais importantes que conferem a beleza ao olhar é a transição suave entre a pálpebra e a bochecha. Entretanto, seu tratamento é desafiador. Como

#CirurgiaPalpebral

Diego Defante e a Correção da Ptose Palpebral

O humorista Diogo Defante realizou uma cirurgia para corrigir sua ptose palpebral, popularmente conhecido como “olho caído”. “Já estava com a visão prejudicada e não pude mais adiar. Espero que vocês reclamem bastante nos comentários, porque o olhinho caído que vocês tanto amam se foi”, afirmou. A ptose palpebral apresenta-se como a queda da pálpebra superior, que pode afetar um

Cirurgias e Procedimentos