O que é o ETIP?
O chamado ETIP, ou Edema Transitório Intermitente Persistente é um evento adverso raro, que caracteriza-se por inchaço e dor na região em que houve aplicação de qualquer preenchedor. Este pode ocorrer até vários meses até anos após a realização do procedimento.
O gatilho pode ser uma infecção (mesmo que distante, como infecção urinária, sinusite, amigdalite, etc.) ou mesmo administração de qualquer vacina. A causa base é o estímulo do sistema imunológico, com a formação de anticorpos que atacam o preenchedor como uma resposta cruzada (digamos que “por engano”) à infecção ou administração do agente.
É mais comum em lábios e pálpebras, porém, pode ocorrer em qualquer local de aplicação.
Outra observação importante é que a reação não ataca diretamente o produto, não interferindo na sua duração.
É de tratamento simples e fácil, com compressas geladas, corticóides, anti-inflamatórios e/ou anti-histamínicos (sempre prescritos e orientados pelo seu médico!!!). Geralmente regridem após 24-48h.
Edemas recorrentes são extremamente raros e podem causar desconforto ao paciente. Nesses casos, a opção de dissolução do preenchedor com hialuronidase deve ser discutida.
Como todo procedimento invasivo, o preenchimento facial possui suas reações adversas mas, pela frequência extremamente baixa em mãos experientes, não deve impedir sua execução. A grande maioria possui tratamento eficaz (novamente, em mãos experientes) e sem maiores inconvenientes. Se quiser saber mais sobre o procedimento, clique aqui