O humorista Diogo Defante realizou uma cirurgia para corrigir sua ptose palpebral, popularmente conhecido como “olho caído”.
“Já estava com a visão prejudicada e não pude mais adiar. Espero que vocês reclamem bastante nos comentários, porque o olhinho caído que vocês tanto amam se foi”, afirmou.
A ptose palpebral apresenta-se como a queda da pálpebra superior, que pode afetar um ou ambos os olhos. Pode prejudicar a visão ou ser motivo somente de queixa estética do paciente já que, na região, pequenas alterações podem ser muito perceptíveis.
É classificada como leve, moderada ou severa, de acordo com a posição da pálpebra em relação à íris e à pupila (figura 2).
Figura 2.
Com relação às causas, pode ser congênita (de nascença, resultante de um desenvolvimento alterado da musculatura da região) ou adquirida durante a vida.
Da forma adquirida, podemos subdividir em
- involucional (por alteração da musculatura palpebral pelo envelhecimento);
- neuromuscular (com doenças que afetam nervos e/ou músculos – como a miastenia gravis);
- traumática (por lesão direta na pálpebra ou nos nervos locais);
- ptose mecânica (consequência de uma ação externa na pálpebra superior, não relacionada à alteração de função propriamente dita – como tumores e cicatrizes);
- psuedoptose, quando a posição da pálpebra é adequada, porém o excesso de pele presente, ou de bolsas de gordura dão a impressão de queda da mesma.
O tratamento depende da causa e deve sempre ser avaliado e direcionado por um especialista.
No caso do humorista, a causa de sua ptose foi a desinserção do músculo por uma trauma prévio, como ele mesmo revelou ao Flow Podcast, em 2020.
🚩Já o motivo para sua cirurgia foi muito além da estética: ele referiu que precisou “perder sua marca registrada” pois já estava com prejuízo da visão.
No mundo das celebridades temos alguns artistas e esportistas que possuem ptose palpebral, você já percebeu?
Se quiser saber mais sobre o assunto, clique no link.