Dra. Marcela Scarpa

Diego Defante e a Correção da Ptose Palpebral

O conteúdo descrito abaixo não tem como objetivo substituir a consulta médica, tem caráter informativo destinado aos indivíduos que tenham algum interesse em Cirurgia Plástica. Procure sempre um Cirurgião Plástico habilitado e devidamente registrado na Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (http://www.cirurgiaplastica.org.br) e no Conselho Regional de Medicina de seu Estado (CRM).

O humorista Diogo Defante realizou uma cirurgia para corrigir sua ptose palpebral, popularmente conhecido como “olho caído”.

“Já estava com a visão prejudicada e não pude mais adiar. Espero que vocês reclamem bastante nos comentários, porque o olhinho caído que vocês tanto amam se foi”, afirmou.

A ptose palpebral apresenta-se como a queda da pálpebra superior, que pode afetar um ou ambos os olhos. Pode prejudicar a visão ou ser motivo somente de queixa estética do paciente já que, na região, pequenas alterações podem ser muito perceptíveis. 

É classificada como leve, moderada ou severa, de acordo com a posição da pálpebra em relação à íris e à pupila (figura 2).

Figura 2.

Com relação às causas, pode ser congênita (de nascença, resultante de um desenvolvimento alterado da musculatura da região) ou adquirida durante a vida.

Da forma adquirida, podemos subdividir em 

  • involucional (por alteração da musculatura palpebral pelo envelhecimento); 
  • neuromuscular (com doenças que afetam nervos e/ou músculos – como a miastenia gravis);
  • traumática (por lesão direta na pálpebra ou nos nervos locais);
  • ptose mecânica (consequência de uma ação externa na pálpebra superior, não relacionada à alteração de função propriamente dita – como tumores e cicatrizes);
  • psuedoptose, quando a posição da pálpebra é adequada, porém o excesso de pele presente, ou de bolsas de gordura dão a impressão de queda da mesma.

O tratamento depende da causa e deve sempre ser avaliado e direcionado por um especialista. 

No caso do humorista, a causa de sua ptose foi a desinserção do músculo por uma trauma prévio, como ele mesmo revelou ao Flow Podcast, em 2020. 

🚩Já o motivo para sua cirurgia foi muito além da estética: ele referiu que precisou “perder sua marca registrada” pois já estava com prejuízo da visão.

No mundo das celebridades temos alguns artistas e esportistas que possuem ptose palpebral, você já percebeu?

Se quiser saber mais sobre o assunto, clique no link.

Este texto é de autoria da Dra. Marcela Benetti Scarpa e toda e qualquer forma de reprodução e/ou veiculação somente será permitida mediante prévia autorização por escrito e com indicação de fonte, do contrário, poderá consistir em violação de direitos autorais, conforme a Lei 9.610/98, passível da adoção das medidas cíveis e criminais pertinentes. Para mais informações, acessem nossa Política de Proteção aos Direitos Autorais.

Compartilhe:

Posts recentes:

#EstéticaFacial

Olheiras Profundas – Como tratar: Deformidade do sulco Nasojugal (tear trough) – Tipos e Opções de tratamento

O que é o tear trough ou sulco nasojugal? É uma depressão inestética que ocorre na região da pálpebra inferior. Essa região confere um aspecto cansado ao olhar, e pode ocorrer em jovens. Um dos itens mais importantes que conferem a beleza ao olhar é a transição suave entre a pálpebra e a bochecha. Entretanto, seu tratamento é desafiador. Como

#CirurgiaPlástica

Toxina Botulínica

O que é a toxina botulínica? São toxinas purificadas derivadas de uma bactéria chamada Clostridium botulinum. Existem sete tipos da toxina: A, B, C, D, E, F e G, porém para uso estético, a tipo A é a mais segura e estável. Como funciona? A toxina inibe a contração muscular causando uma paralisia temporária e, com isso, atenua rugas e

Cirurgias e Procedimentos