O Fotoenvelhecimento são as alterações na pele causadas pela exposição solar abusiva, além do natural causado pela idade, resultando em rugas, manchas, asperezas e teleangectasias (vasinhos na superfície da pele). Isso ocorre como consequência a uma alteração do colágeno cutâneo que, em exposições abusivas repetidas, podem resultar em câncer de pele.
A luz solar é essencial para a formação de Vitamina D pelo corpo, e traz muitos benefícios, como melhora da imunidade, fortalecimento de ossos e músculos, proteção do coração, regulação do sistema imunológico entre outros. Porém, o excesso de sol, principalmente em horários de maior incidência de raios ultravioletas (das 10 às 16 horas) trazem danos permanentes à pele.
Conheça os tumores de pele malignos mais comuns relacionados à exposição solar:
Carcinoma Basocelular
Carcinoma Basocelular: mais frequente (70% de todos os tipos) e tem relação direta com exposição solar ao decorrer da vida. Aparece geralmente em áreas de exposição solar e pode apresentar diversas formas, sendo a mais comum nódulos róseos, lisos, brilhantes e com pequenos vasos em sua superfície. Cresce lentamente e pode sangrar com pequenos traumatismos. Seu tratamento é com retirada cirúrgica e tem altas taxas de cura e poucas sequelas quando tratadas no início. (Ver pequenas cirurgias).
Carcinoma Espinocelular ou de células escamosas
Carcinoma Espinocelular ou de células escamosas: é o segundo tipo mais comum. Pode estar relacionado, além da exposição ao sol, à infecção pelo HPV, cigarro, entre outros. Geralmente começa como uma crosta, um nódulo ou úlcera na superfície da pele. Tende a ser mais agressivo que o basocelular, porém com tratamento bem-sucedido com cirurgia precoce.
Melanoma Maligno
O pior tipo de tumor de pele existente, com maior malignidade. Mais relacionados à exposição solar esporádica e sem proteção durante a vida, além de histórico familiar e fatores individuais. Podem aparecer em pele saudável ou originar-se de lesão pré-existente, devendo ficar atentos a qualquer mudança de aspecto de pintas e manchas.
Seu tratamento deve ser precoce e cirúrgico para maior chance de sucesso.
Entenda mais sobre o procedimento:
Com essas 4 dicas essenciais.
Você pode prevenir fotoenvelhecimento e aparecimento de tumores de pele:
- Evite exposição solar entre 10 e 16 horas
- Aplique regularmente protetor solar durante o dia, principalmente após entrar na água ou suor excessivo
- Use chapéu ou bonés
- Na praia, use guarda-sol para se proteger. Os raios solares são refletidos pela areia e pioram sua ação
Agora, caso já tenha sinais de envelhecimento ou tenha percebido o aparecimento de lesão, ou pinta ou mudança nas características em uma existente, solicite uma avaliação.