Cirurgião londrino usou proporção áurea para dar o título de mulher mais bonita do mundo para Bella Hadid
Bella Hadid é a mulher mais bela do mundo, de acordo com a proporção áurea grega de beleza Phi.
As descobertas foram parte de um estudo conduzido pelo cirurgião plástico, Dr. Julian de Silva, que mediu os olhos, sobrancelhas, nariz, lábios, queixo, mandíbula e formato facial de várias celebridades.
Segundo Julian, verificou-se que o rosto da modelo de 23 anos era quase perfeito (94,35% preciso) em relação à proporção áurea, tornando-a a mais próxima da ideia de perfeição, aos olhos da Grécia antiga.
No estudo, Beyoncé ficou em segundo lugar, enquanto Amber Heard e Ariana Grande ficaram, respectivamente, em terceiro e quarto lugar.
Mas afinal, o que é proporção áurea?
Proporção ou razão áurea consiste numa constante real algébrica irracional.
É representada pela divisão de uma reta em dois segmentos (a e b), sendo que quando a soma desses segmentos é dividida pela parte mais longa, o resultado obtido é de aproximadamente 1.61803398875.
Este valor é chamado de “número de Ouro”.
Na matemática, a proporção áurea é representada através da letra grega Phi (?), inspirada no arquiteto Phidias, que teria criado este conceito quando ajudou a projetar o Parthenon, em meados do século V a.C.
Pelo fato da proporção áurea ser um número irracional, isso significa que nunca existirá algo que tenha rigorosamente o mesmo valor do número de ouro. Aliás, quanto mais próximo algo chegar deste, maior será considerada a sua simetria e proporcionalidade.
A proporção áurea na natureza
O aspecto mais surpreendente da proporção áurea é a possibilidade de aplicá-la em quase todas as coisas existentes na natureza, de acordo com alguns estudiosos.
Desde galhos de árvores, flores, frutos, ossos, animais, galáxias, moléculas de DNA, etc.
São praticamente infinitas as relações que podem ser feitas entre a razão de ouro e o universo.
As conchas e os caracóis, por exemplo, são boas representações de como a espiral áurea é uma forma universal da proporcionalidade.
No entanto, também existem defensores da “desmistificação” desta proporção como padrão da natureza para todas as coisas.
De acordo com experiências feitas por alguns pesquisadores, a proporção áurea não está obrigatoriamente presente em todos os aspectos do universo, como muitos imaginam.
Já falei sobre o Phi como fórmula do rosto perfeito em outro texto do blog, se quiser relembrar clique aqui.
Já segundo uma fórmula criada por pesquisadores da Filadélfia, Reese Whitherspoon tem um rosto perfeito, já falei sobre isso também, se quiser relembrar clique aqui.
De volta ao estudo
A lista de mulheres mais belas do mundo foi compilada utilizando as mais recentes técnicas de mapeamento computadorizado que nos permitem resolver alguns dos mistérios do que torna alguém bonito.
Além das utilidades já mencionadas, a proporção áurea também era utilizada pelos gregos na tentativa de medir a beleza.
Não é à toa que ela era usada de forma frequente por artistas.
Muitas obras arquitetônicas e artísticas teriam se inspirado na ideia da proporção áurea para serem construídas.
A partir de então, tornou-se comum entre os artistas renascentistas a aplicação da proporção áurea em seus trabalhos.
Leonardo Da Vinci é tido como um dos principais exemplos, aplicando o conceito da razão áurea em várias obras icônicas, como A Última Ceia, Mona Lisa e o Homem Vitruviano.
Desde então, os cientistas adaptaram a formula matemática para explicar o que torna uma pessoa bonita.
O comprimento e a largura do rosto de alguém são medidos e os resultados são divididos.
Seguindo a regra da proporção áurea, o resultado ideal é aproximadamente 1,6. E quanto mais próximo desse número, mais perto da “perfeição”.
As medidas são feitas desde a linha do cabelo da testa até o ponto entre os olhos, do ponto entre os olhos e a parte inferior do nariz, e da parte inferior do nariz até a parte inferior do queixo.
Uma pessoa é considerada bonita se os números forem iguais.
Para ser considerada bonita, de acordo com a proporção áurea, o comprimento da orelha deve ser igual ao comprimento do nariz e a largura do olho deve ser igual à distância entre os olhos.
Quem é o Dr. Julian de Silva?
O Dr. Julian de Silva é um cirurgião plástico facial de Londres, especializado apenas nas áreas dos olhos, nariz, rosto e pescoço.
A cirurgia estética facial é tanto uma arte quanto uma ciência e, com ela, milímetros fazem toda a diferença.
Como diretor do Centro de Cirurgia Plástica Facial e Cosmética Facial Avançada de Londres, Dr. Julian é reconhecido como especialista nos últimos avanços da cirurgia estética facial.
Escreveu artigos que foram publicados em jornais, bem como apresentados em encontros internacionais por todo o mundo.
Você concorda que Bella Hadid é a mulher mais bonita do mundo?
De acordo com o estudo do Dr. Julian de Silva, Bella Hadid é a mulher mais bonita do mundo.
Você concorda com ele? Ou acha que a fórmula utilizada para mensurar a beleza das mulheres apontadas como mais belas do mundo não condiz com a realidade?
Pode até ser que a proporção áurea já não seja uma medida aceita para considerar a beleza nos tempos atuais, mas não podemos negar o quanto as mulheres do ranking do Dr. Julian de Silva são belas, não é mesmo?!
Compartilhe comigo no campo de comentários o que você achou desse estudo e a sua opinião sobre Bella Hadid.
__________
Fontes: