Dra. Marcela Scarpa

Estudo Demonstrou Que Aparência Das Mãos Pode Revelar Idade

Estudo Demonstrou Que Aparência Das Mãos Pode Revelar Idade

O conteúdo descrito abaixo não tem como objetivo substituir a consulta médica, tem caráter informativo destinado aos indivíduos que tenham algum interesse em Cirurgia Plástica. Procure sempre um Cirurgião Plástico habilitado e devidamente registrado na Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (http://www.cirurgiaplastica.org.br) e no Conselho Regional de Medicina de seu Estado (CRM).

Um estudo recente publicado na revista científica Plastic and Reconstructive Surgery (revista oficial da ASAPS – Sociedade Americana de Cirurgiões Plásticos) demonstrou que a maioria das pessoas consegue definir a idade de alguém apenas olhando suas mãos. Estas são o segundo lugar onde mais se percebe o envelhecimento. “Se o seu objetivo é aparentar-se mais jovem, você deve considerar o rejuvenescimento das mãos”, diz Roxanne Guy, presidente da ASAPS.

O estudo

Para realização do estudo, algumas pessoas foram selecionadas para analisar fotos de mãos femininas e estimar a idade de cada mulher. Deveriam marcar, por exemplo, se era de alguém com idade menor de 20 anos; entre 20 e 30; de 30 a 40 e assim por diante.

Além de examinar pura e simplesmente as fotos, os pesquisadores também editaram algumas imagens digitalmente, retirando manchas e veias e adicionando adereços, como jóias, além de melhorar a aparência das unhas. O objetivo era saber se, com isto, os participantes da pesquisa iriam avaliar como mãos mais novas ou não.

A resposta foi evidente. A maioria classificou as mãos modificadas como de pessoas mais jovens. No entanto, não houve diferença no resultado de mãos de pessoas com idades muito avançadas e, mesmo com a devida a edição, os participantes conseguiram identificar suas idades aproximadas.

Segundo os cientistas, as veias aparentes são o fator mais relevante para a percepção da idade, embora manchas e rugas também façam diferença.

A ausência dessas características, somado à impressão de cuidado, como de unhas bem cuidadas e adereços, ajudam o rejuvenescimento local.

Tratamentos disponíveis

A boa notícia é que, apesar do resultado do estudo, há uma diversidade de tratamentos e opções para melhora do aspecto das mãos.

Tratamentos não cirúrgicos, como lasers e peelings podem ser usados para a melhora de rugas e manchas locais. Hidratação com skinboosters são uma ótima opção para a amenizar rugas finas e promover hidratação profunda da pele. Preenchimento local com hidroxiapatita de cálcio ajuda a melhorar e disfarçar as indesejadas veias, criando aspecto de jovialidade.

Como opção cirúrgica, com resultado mais duradouro, temos a lipoenxertia que promove uma melhora cutânea da região, além da camuflagem das veias locais.

Lembre-se sempre de procurar um cirurgião plástico certificado para um tratamento com maior segurança – procure se seu médico é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Este texto é de autoria da Dra. Marcela Benetti Scarpa e toda e qualquer forma de reprodução e/ou veiculação somente será permitida mediante prévia autorização por escrito e com indicação de fonte, do contrário, poderá consistir em violação de direitos autorais, conforme a Lei 9.610/98, passível da adoção das medidas cíveis e criminais pertinentes. Para mais informações, acessem nossa Política de Proteção aos Direitos Autorais.

Compartilhe:

Posts recentes:

#EstéticaFacial

Olheiras Profundas – Como tratar: Deformidade do sulco Nasojugal (tear trough) – Tipos e Opções de tratamento

O que é o tear trough ou sulco nasojugal? É uma depressão inestética que ocorre na região da pálpebra inferior. Essa região confere um aspecto cansado ao olhar, e pode ocorrer em jovens. Um dos itens mais importantes que conferem a beleza ao olhar é a transição suave entre a pálpebra e a bochecha. Entretanto, seu tratamento é desafiador. Como

#CirurgiaPalpebral

Diego Defante e a Correção da Ptose Palpebral

O humorista Diogo Defante realizou uma cirurgia para corrigir sua ptose palpebral, popularmente conhecido como “olho caído”. “Já estava com a visão prejudicada e não pude mais adiar. Espero que vocês reclamem bastante nos comentários, porque o olhinho caído que vocês tanto amam se foi”, afirmou. A ptose palpebral apresenta-se como a queda da pálpebra superior, que pode afetar um

Cirurgias e Procedimentos