Álcool: Inimigo Na Luta Antienvelhecimento
Você sabia que o álcool pode ser o seu grande inimigo oculto na luta antienvelhecimento? Conheça as consequências
Cientistas italianos descobriram mais 1 efeito negativo do consumo excessivo de álcool: o envelhecimento precoce.
A ligação entre o álcool e o seus danos relacionados ao envelhecimento começam no nível celular, com o encurtamento dos telômeros (região na extremidade dos cromossomos que determina o envelhecimento).
Esse é o resultado de uma pesquisa realizada pela Universidade de Pádua, em colaboração com a Universidade de Milão e a Fundação IRCCS de Milão (Centro de Epidemiologia Molecular e Genética).
Ela foi dirigida pelos médicos Andrea Baccarelli e Sofia Pavanello, e apresentada na 101ª Reunião Anual da Associação Americana de Pesquisa para o Câncer, em 2010, em Washington.
Posteriormente, em 2017, um estudo japonês, liderado por Narushia Yamaki, da Escola de Medicina da Universidade de Kobe, chegou à mesma conclusão.
Esse segundo trabalho foi apresentado durante a reunião da Sociedade de Pesquisa em Alcoolismo (RSA).
As conclusões de ambas as pesquisas são similares: o consumo excessivo de álcool causa danos aos telômeros, acelerando o processo de envelhecimento celular.
Agora que você já sabe que consumir álcool demais é um problema na luta antienvelhecimento, venha entender um pouco mais sobre os danos que ele causa.
Mas, antes, vou te explicar a correlação dos telômeros com as descobertas destes estudos.
Afinal, o que são telômeros e o que eles têm a ver com o envelhecimento?
Conhecidos como a chave do envelhecimento, telômeros são as extremidades dos cromossomos.
Sua principal função no DNA é proteger o material que o cromossomo transporta.
Na medida em que nossas células se dividem, multiplicando-se e regenerando os tecidos e órgãos do nosso corpo, o tamanho dos telômeros vai se reduzindo com o passar do tempo. Quando finalmente ficam pequenos e não mais capazes de proteger o DNA, o processo de divisão celular cessa.
Por isso, seu tamanho é conhecido como um sinal de envelhecimento celular. Uma outra pesquisa, ganhadora do Prêmio Nobel de medicina, também correlacionou tal envelhecimento celular com o câncer.
Elizabeth Blackburn, Carol Greider e Jack Szostak descobriram que a enzima telomerase pode proteger os cromossomos deste envelhecimento , regenerando os telômeros.
O que isso significa? Que é possível retardar o envelhecimento celular.
Isso acontece porque essa enzima ajuda a impedir seu encolhimento a cada divisão celular, o que ajuda a manter a juventude biológica.
Agora que você já entendeu um pouco mais sobre os telômeros, sobre o envelhecimento celular e suas consequências, inclusive sobre a incidência de câncer, vamos entender um pouco mais sobre o estudo deste nosso artigo.
A influência do álcool na luta antienvelhecimento
O estudo, liderado por Andrea Baccarelli e Sofia Pavanello, incluiu 200 usuários de álcool e 57 pessoas no grupo de controle.
Os telômeros foram quase divididos pela metade em usuários de álcool em comparação com o grupo de abstinentes.
Ele diminuiu de acordo com a quantidade de bebida, particularmente em indivíduos que ingerem mais de 4 doses por dia.
Estudos epidemiológicos também mostraram que, entre indivíduos da mesma idade, aqueles com telômeros mais curtos apresentam maior risco de doenças relacionadas à idade, como câncer.
Esse foi o primeiro estudo que relacionou este encurtamento ao abuso de álcool.
Foi encontrada uma associação estatisticamente significante entre idade e redução no telômero de usuários de álcool, mas não no grupo de controle.
Como eles tornam-se mais curtos a cada divisão celular, com o passar dos anos ficam tão pequenos que impedem a divisão das células – o que as danifica seriamente ou até mesmo as destrói.
Diminua seu consumo de álcool para vencer a luta antienvelhecimento e ter mais saúde. Seu corpo agradece!
Andrea Baccarelli, um dos líderes do estudo, explica que pessoas que bebem em demasia costumam ter o olhar abatido e frequentemente têm a aparência envelhecida.
Eles também costumam desenvolver doenças típicas do envelhecimento ainda jovens.
Assim, hoje descobrimos que o abuso do álcool influencia diretamente no envelhecimento celular.
Também mostramos aqui como esse envelhecimento pode influenciar no aparecimento de doenças como o câncer, conhecendo suas possíveis consequências.
Não importa se você está preocupado com a sua aparência, a conclusão da pesquisa é um alerta para que você evite o abuso do álcool de maneira geral.
Nunca é demais alertar para que você beba com moderação, para que seus momentos de lazer e diversão não tenham graves consequências no futuro.
Já falei sobre a relação do envelhecimento com o encurtamento do telômero em 2 artigos anteriores, que podem te interessar:
_________
Fontes: