Dra. Marcela Scarpa – Cirurgiã Plástica

O conteúdo descrito abaixo não tem como objetivo substituir a consulta médica, tem caráter informativo destinado aos indivíduos que tenham algum interesse em Cirurgia Plástica. Procure sempre um Cirurgião Plástico habilitado e devidamente registrado na Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (http://www.cirurgiaplastica.org.br) e no Conselho Regional de Medicina de seu Estado (CRM).

Exercício Físico Pode Desacelerar o Envelhecimento: 06/04 – Dia Mundial do Exercício Físico

Exercício Físico Pode Desacelerar o Envelhecimento: 06/04 – Dia Mundial do Exercício Físico
Imagens da internet

Hoje, no Dia Mundial do Exercício Físico (06/04), é primordial falar sobre como esse hábito pode proporcionar qualidade de vida para quem pratica.

Além de evitar o excesso de peso e a obesidade, praticar exercício físico contribui para uma vida mais disposta, com energia e, principalmente, com mais saúde.

Além de todos os benefícios já mencionados, talvez você ainda não saiba que o exercício físico pode retardar o seu envelhecimento.

É o que diz uma pesquisa americana dos estados do Mississipi e da Califórnia, publicada no periódico científico Sports & Exercise, em 2015.

Pequenas cápsulas do DNA responsáveis por protegê-lo de possíveis danos da divisão e replicação celular, os telômeros, diminuem de tamanho durante a vida até perderem sua funcionalidade. Como resultado deste processo temos o envelhecimento celular.

Fatores do estilo de vida individual, como o tabagismo e a obesidade, também podem acelerar o encurtamento dos telômeros. Sabendo disso, estes são utilizados para medir a idade biológica celular.

Exercício Físico Pode Desacelerar o Envelhecimento: 06/04 – Dia Mundial do Exercício Físico

No estudo, foram analisados dados de 6500 participantes, com idades entre 20 e 84 anos, que responderam a questionamentos sobre a prática de exercícios físicos.

Baseados em suas respostas, eles foram divididos em 4 grupos, de acordo com a quantidade de exercício que realizavam.

Ao analisar os dados dos grupos, percebeu-se que a atividade física, independente da intensidade, diminui significativamente os riscos do encurtamento dos telômeros. E, de acordo com o aumento diário da prática de exercícios, diminui-se o risco do envelhecimento celular.

Exercício Físico Pode Desacelerar o Envelhecimento: 06/04 – Dia Mundial do Exercício Físico

Assim, de acordo com a pesquisa, pessoas que realizam 1 tipo de atividade física,são 3% menos propensas a ter telômeros muito curtos quando comparadas à pessoas que não realizam nenhuma atividade.

Já em pessoas que praticam 2 tipos de exercícios esse índice sobe para 24%. Quem pratica 3 tipos, 29%. E 4 tipos de exercícios fazem o índice subir a 59%.

Exercício Físico Pode Desacelerar o Envelhecimento: 06/04 – Dia Mundial do Exercício Físico

Conforme os relatos dos cientistas, essa relação foi mais presente em pessoas com idade entre 40 e 65 anos. Ou seja, essa descoberta sugere que iniciar ou manter uma rotina de exercícios físicos durante a meia idade pode ser fundamental para prevenir o encurtamento dos telômeros.

Exercício Físico Pode Desacelerar o Envelhecimento: 06/04 – Dia Mundial do Exercício Físico

Exercício físico faz bem ao cérebro

Praticar exercícios físicos faz bem ao seu corpo todo, inclusive o cérebro. Durante um exercício, ele recebe e envia estímulos aos músculos para executarem os movimentos com precisão. Assim, a atividade cerebral mantem-se em alta durante o exercício.

Ajuda a circulação

Indivíduos que praticam atividade física, têm bom funcionamento do seu sistema circulatório, isso porque todas as células recebem nutrientes e oxigênio  transportados pelos vasos sanguíneos. Exercício físico facilita o transporte desses nutrientes (pelo aumento do fluxo sanguíneo) que por sua vez, mantém as células saudáveis.

Então se você ainda não tem o hábito de praticar exercício físico, é bom começar a pensar em como incluí-lo na sua rotina. Ele te proporcionará uma vida mais saudável e um envelhecimento mais tranquilo e suave.

Este texto é de autoria da Dra. Marcela Benetti Scarpa e toda e qualquer forma de reprodução e/ou veiculação somente será permitida mediante prévia autorização por escrito e com indicação de fonte, do contrário, poderá consistir em violação de direitos autorais, conforme a Lei 9.610/98, passível da adoção das medidas cíveis e criminais pertinentes. Para mais informações, acessem nossa Política de Proteção aos Direitos Autorais.

Compartilhe:

Posts recentes:

Tratamento do Lipedema

O que é lipedema e qual sua incidência? O lipedema é uma alteração crônica que se caracteriza pelo acúmulo, atípico, simétrico e anormal de gordura

You cannot copy content of this page