Home BlogNotícias e Curiosidades Ex-modelo Turia Pitt: Um Caso Extraordinário de Superação
Ex-modelo Turia Pitt: Um Caso Extraordinário de Superação

Ex-modelo Turia Pitt: Um Caso Extraordinário de Superação

por Dra. Marcela Scarpa

Em 2011 a jovem e ex-modelo de 24 anos havia recentemente se mudado para Kununurra, na Austrália, e iniciava sua carreira como Engenheira Geológica e de Minas numa empresa local.

Ex-modelo Turia Pitt: Um Caso Extraordinário de Superação

Pitt sempre gostou de esportes e recebeu dos organizadores um convite para participar da Ultramaratona de 100km em Kimberly, em setembro daquele ano.

Durante a prova, Turia Pitt e os outros participantes foram atingidos por repentino incêndio florestal que atingiu toda a região.

Em determinado momento, comecei a chorar. Depois parei e cobri a cabeça com o meu casaco, porque não havia para onde ir. Ficava cada vez mais quente, não suportava o calor e, por isso, levantei-me e tentei correr. Foi aí que fiquei queimada. Quando o fogo passou, tudo era apenas negro e quente”, disse em entrevista ao programa de televisão 60 minutes, da emissora australiana 9Now.

A maratona ocorreu numa região bastante afastada na cidade de Kimberly. A organização do evento apresentou dificuldades em resgatar as vítimas, e o socorro levou 4 horas para chegar.

Segundo os organizadores, uma das dificuldades foi a distância entre o local da prova e as áreas com infraestrutura suficiente para o atendimento.

Após os primeiros atendimentos, Pitt apresentava 65% do corpo queimado e precisou amputar 5 dedos das mãos.

Durante o tratamento, a jovem precisou passar por mais de 200 cirurgias, a maioria delas plástica envolvendo enxertos de pele.

Queimaduras graves e profundas, como as de terceiro grau, demandam cirurgias de Enxertia de Pele. Nesse procedimento, um fragmento de pele de outra região do corpo é inserido no local afetado pela queimadura. Assim, consegue-se evitar maiores deformidades, como retrações de pele e contraturas, por exemplo.

Ex-modelo Turia Pitt: Um Caso Extraordinário de Superação

Turia Pitt, que foi miss Austrália em 2007, precisou ficar internada por mais de 5 meses durante o tratamentoPor 2 anos fez uso de uma máscara e malhas de compressão. O uso de malhas em casos de queimaduras mais graves é bem indicado para orientação da cicatrização e também prevenção de contraturas, que podem restringir alguns movimentos.

Os cuidados com Pitt foram tão intensos, que seu namorado Michael Hoskin precisou deixar o trabalho e dedicar-se integralmente à recuperação da jovem, mantendo-se sempre a seu lado.

Ex-modelo Turia Pitt: Um Caso Extraordinário de Superação

“Uma vez, dois fisioterapeutas tentavam ajudar-me a subir um pequeno degrau. Michael começou a aplaudir, a bater palmas, como se eu tivesse terminado uma prova de triatlo. Mas eu estava envergonhada e acabei por me chatear com ele. Não conseguia falar, portanto fazia cara feia, à espera pura e simplesmente que ele desistisse de mim. Nunca o fez. Estava ao meu lado entre as 7 da manhã e as 7 da noite. Se ele acreditava em mim, eu também tinha de acreditar.”

Conforme seu desenvolvimento e força de vontade, Turia tornou-se palestrante motivacional. Em suas redes sociais ela diz:

“Lembre-se de que ninguém é superfeliz o tempo todo. Assim como temos dias ótimos, temos dias horrorosos (no post, ela demonstra os adjetivos usando emojis com rostos e outros símbolos). A vida é feita de todos os emojis do teclado, não apenas os bons. Então, aceite os dias ruins e diga a você mesmo “Ok, hoje não foi o melhor. Está tudo bem. Amanhã é um novo dia e eu provavelmente vou me sentir melhor”.

Ex-modelo Turia Pitt: Um Caso Extraordinário de Superação

Seu progresso foi grande e inspirador e, em maio de 2016, Turia decidiu participar da prova de triatlo Iron man, no Havaí (a prova mais desafiadora do triatlo). A prova consiste no trajeto de 226 km, sendo 3.8 km de natação, 180 km de bicicleta e 42 km de corrida, que ela cumpriu orgulhosamente:

“Estou realmente muito orgulhosa. Kona é brutal e com certeza não foi uma prova perfeita, nem tudo saiu como planejado. Mas me dediquei ao máximo e dei tudo de mim, não tem como pedir mais que isso”.

Ex-modelo Turia Pitt: Um Caso Extraordinário de Superação

Por conta das queimaduras, pela destruição de grande parte das glândulas e anexos cutâneos, o corpo de Pitt não consegue regular adequadamente sua temperatura corpórea e, para isso, ela precisou fazer alguns ajustes para participar da prova, como usar uma roupa especial que mantivesse a pele hidratada e que evitasse o seu aquecimento excessivo, por exemplo.

Suas conquistas não pararam: em dezembro de 2017 Turia e seu noivo Michael apresentaram o filho recém nascido em suas redes sociais – Bem-vindo ao mundo, Hakavai HoskinAnteriorPróximo

Ex-modelo Turia Pitt: Um Caso Extraordinário de Superação
Ex-modelo Turia Pitt: Um Caso Extraordinário de Superação

Sua história de coragem e determinação é inspiração para muitos. Desde sua recuperação Turia Pitt dedica-se à aconselhar pessoas que passam por grandes desafios. Suas entrevistas proporcionam esperança.

Ex-modelo Turia Pitt: Um Caso Extraordinário de Superação

VEJA TAMBÉM

Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no site, você concorda com o uso de cookies. OK