O conteúdo descrito abaixo não tem como objetivo substituir a consulta médica, tem caráter informativo destinado aos indivíduos que tenham algum interesse em Cirurgia Plástica. Procure sempre um Cirurgião Plástico habilitado e devidamente registrado na Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (http://www.cirurgiaplastica.org.br) e no Conselho Regional de Medicina de seu Estado (CRM).
É a utilização de produtos absorvíveis e inabsorvíveis para melhora estética e harmonização facial. Pode ser realizado através de materiais externos absorvíveis (ácido hialorônico) ou com a gordura do próprio paciente (lipoenxertia), com resultado duradouro.
O ácido hialurônico é um mucopolissacarídeo presente naturalmente em vários tecidos do corpo humano (em maior quantidade na pele). Como preenchedor é sintetizado laboratorialmente formando um gel. Este é fabricado em diversas densidades e graus de coesão, que permitem aplicação em diferentes planos e regiões da face. Essas mesmas características distintas conferem diferentes tempos de reabsorção do produto (pode ser escolhido e individualizado para cada paciente).
A lipoenxertia, apesar de apresentar um resultado duradouro a longo prazo, é um procedimento cirúrgico e necessita de ambiente hospitalar para sua realização. O preenchimento com ácido hialurônico é ambulatorial e pode ser realizado de rotina em consultórios de profissionais capacitados, mas com a desvantagem da reabsorção completa entre 6 e 18 meses (a depender do produto e região aplicada).
Através de uma técnica apurada, o preenchimento facial é utilizado para:
– melhorar marcas de expressão: rugas finas e marcas de expressão como sulco nasogeniano ou “bigode chinês”, sulco labiomentoniano ou “ventríloco”, rugas periorais ou “código de barras” (Figura 2)
– repor volume facial perdido com envelhecimento ou doenças específicas: hemiatrofia facial ou Síndrome de Romberg, HIV, microssomia, etc.
– melhora de aspecto cicatricial
– volumização dos lábios
– preenchimento de olheiras (tear trough)
O ácido hialurônico é reabsorvido entre 6 e 18 meses. Este tempo pode variar de acordo com o tipo do produto aplicado e a região tratada. Geralmente é realizado de forma segura, evitando hipercorreções e aspecto artificial.
Já o efeito da lipoenxertia é mais duradouro. O resultado, no entanto, pode ser alterado com variações de peso do paciente.
Importante salientar que a lipoenxertia pode apresentar uma integração inicial, onde uma perda de até 30% do resultado é observada. Portanto, uma pequena hipercorreção é bem tolerada para otimizar o efeito final.
A região tratada poderá ficar discretamente avermelhada e com pequenos hematomas, porém com remissão em pouco tempo.
O ácido hialurônico é hidrofílico, podendo ocasionar um edema transitório em até 7 dias após o procedimento.
O procedimento em consultório pode ser realizado com anestesia tópica (creme anestésico) ou bloqueio local, dependendo da sensibilidade individual de cada paciente.
Não existe idade mínima. A indicação correta deve ser feita pelo seu médico de confiança.
O resultado do preenchimento pode ser visualizado no momento da aplicação e após a regressão do edema inicial (após 4 a 7 dias). O resultado definitivo da lipoenxertia é observado entre 4 a 6 meses do procedimento cirúrgico.
– Não tomar sol (durante o primeiro dia ou enquanto houver equimoses – manchas roxas)
– Não realizar esforços físicos durante o primeiro dia
– Não massagear a região
– Usar protetor solar FPS 30
– Obedeça à prescrição médica. Só utilize medicações prescritas pelo seu médico. Não fazer uso de medicamentos, pomadas, cremes ou massagens indicadas por vizinhos, amigos ou outras pessoas, por mais inofensivas que elas pareçam ser.
Retorne ao consultório para consultas agendadas.