O conteúdo descrito abaixo não tem como objetivo substituir a consulta médica, tem caráter informativo destinado aos indivíduos que tenham algum interesse em Cirurgia Plástica. Procure sempre um Cirurgião Plástico habilitado e devidamente registrado na Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (http://www.cirurgiaplastica.org.br) e no Conselho Regional de Medicina de seu Estado (CRM).
É uma cirurgia que visa corrigir aspectos que causam desconforto e alterações estéticas nas partes íntimas da mulher. Geralmente, está associada ao tamanho aumentado ou à assimetria dos pequenos e grandes lábios vaginais.
A principal causa é genética, podendo manifestar-se em qualquer fase da vida. Outras causas incluem mudanças bruscas de peso, gravidez, menopausa e outras alterações hormonais (incluindo o uso de anabolizantes, que podem causar hipertrofia do clitóris e dos lábios vaginais).
A cirurgia, quando realizada isoladamente, é geralmente feita sob anestesia local com sedação.
A média é de 6 a 12 horas, podendo se estender de acordo com cada paciente e/ou procedimentos associados.
Normalmente, a cirurgia dura em torno de 40 a 60 minutos. Dependendo do caso, alguns detalhes podem prolongar esse tempo. No entanto, o ato cirúrgico não deve ser confundido com o tempo de permanência no centro cirúrgico, que inclui o preparo anestésico e a recuperação pós-operatória. Seu médico poderá informar o tempo total.
Podem ocorrer maior sensibilidade ou pequenos surtos de dor, que são facilmente tratados com o uso de analgésicos prescritos na alta hospitalar.
As cicatrizes ficam camufladas nas bordas dos grandes ou pequenos lábios e podem ser escondidas pela pilificação local. Os pontos são dados com fios absorvíveis, o que significa que não precisam ser retirados no consultório.
Sim, pode ocorrer perda de sensibilidade local, mas geralmente é transitória. Vale ressaltar que o clitóris, responsável pela maior parte da sensibilidade sexual, não é manipulado durante a cirurgia, portanto, não sofre alterações.
Não, a ninfoplastia não interfere na decisão ou na escolha da via de parto da paciente.
Após o terceiro mês, o resultado será praticamente definitivo, mas o resultado final pode ser observado somente após 12 meses.
As relações sexuais devem ser evitadas por um período de 21 a 30 dias após a cirurgia, e o retorno deve ser feito com cautela e boa lubrificação local.
Atividades físicas são liberadas após 30 dias do procedimento, com retorno gradual e progressivo.