O conteúdo descrito abaixo não tem como objetivo substituir a consulta médica, tem caráter informativo destinado aos indivíduos que tenham algum interesse em Cirurgia Plástica. Procure sempre um Cirurgião Plástico habilitado e devidamente registrado na Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (http://www.cirurgiaplastica.org.br) e no Conselho Regional de Medicina de seu Estado (CRM).
O Radiesse® é um preenchedor e um potente bioestimulador de colágeno. Composto por 30% de microesferas de hidroxiapatita de cálcio (uma substância naturalmente encontrada no corpo), e 70% por um gel carreador de carboximetilcelulose. Essa composição faz com que a sua fórmula seja biocompatível e segura.
O Radiesse® é projetado para corrigir rugas e linhas de expressão, estimulando a produção natural de colágeno, elastina e proteoglicanas. Permite, além da melhora da elasticidade, a otimização da hidratação da pele. Além disso, possui um efeito regenerador tecidual, pela melhora que promove na matriz extracelular.
Atualmente, há no mercado duas apresentações: Radiesse Duo® e Radiesse Plus® – a única diferença entre elas é que a segunda possui, além da composição citada acima, anestésico lidocaína em pó. Ambas melhoram a qualidade da pele (skinquality), a flacidez e a hidratação.
A primeira apresentação é mais utilizada na sua forma diluída, num plano mais superficial, logo abaixo da pele.
Já Radiesse Plus® é utilizado puro, em planos mais profundos – fornece pontos de fixação e sustentação. Possui um efeito volumizador inicial, que dura em média 30 a 60 dias (tempo de absorção do seu gel carreador). A longo prazo, o efeito esperado é o de bioestímulo de colágeno. Como o envelhecimento ocorre em todas as camadas da pele, permite a ação rejuvenescedora desde as camadas mais profundas.
A apresentação do Radiesse Plus® permite um resultado “cinderela” inicial, às custas do gel carreador, perdido com sua absorção (após uma média de 30 a 60 dias). Porém, a partir de 30 a 45 dias têm-se o início do efeito de produção de colágeno, a melhora da hidratação e da elasticidade da pele (pela presença da hidroxiapatita de cálcio).
No caso da apresentação Duo®, esse efeito cinderela não é percebido. Há um edema (inchaço) de aparecimento nos primeiros 3 dias, como consequência do plano de aplicação e diluição do produto. O efeito na pele, da mesma forma que ocorre no Radiesse Plus®, pode ser observado após 30 a 45 dias da aplicação.
O Radiesse® é versátil e pode ser utilizado como tratamento facial e corporal.
No corpo, inclui regiões como mãos (único bioestimulador aprovado pelo FDA), pescoço, colo, abdome (tratamento do umbigo triste), glúteos, face interna de coxas, braços, entre outras.
Por ser biocompatível, a hidroxiapatita é reabsorvida pelo organismo em um período médio de 18 meses. Porém, o seu efeito de bioestímulo, com produção de colágeno, possui uma duração prolongada e individual para cada paciente.
O procedimento com Radiesse® é realizado em consultório, com creme e/ou bloqueio anestésico. É relativamente rápido, com um tempo total estimado de 1 hora. Os pacientes podem retomar suas atividades normais logo após a aplicação (não possuem downtime). Algum edema (inchaço) e equimoses (roxinhos) podem ocorrer, mas não limitam atividades e não costumam ser motivos de incômodos para os pacientes.
A maioria dos pacientes relata apenas desconforto leve durante o procedimento. O Radiesse Plus® contém um anestésico local que minimiza qualquer desconforto. Além disso, o médico pode lançar mão de recursos que garantam uma experiência o mais confortável para o paciente, como o uso de cremes anestésicos potentes, bloqueios, superfícies geladas e dispositivos vibratórios.
Em geral é utilizado a partir dos 30 anos, quando temos os primeiros sinais do envelhecimento. Porém, não há uma idade mínima estabelecida para a aplicação de Radiesse®. A decisão de realizar o procedimento dependerá das necessidades estéticas individuais do paciente.
O número de sessões depende da avaliação individual e do grau de flacidez de cada paciente.
Pode ser indicado um tratamento inicial de 1 a 3 sessões, sendo que há a tendência de que, em tratamentos corporais, mais sessões sejam indicadas. Após essa aplicação inicial, é indicado uma manutenção anual de sessões que variam, em média, de 1 a 3.
Uma opção para pacientes que desejam um resultado mais rápido com menor número de sessões, é a aplicação de um maior número de seringas em um mesmo dia, permitindo um resultado similar com otimização de tempo.
Lembrando que a indicação do tratamento depende de uma avaliação médica especializada e individualizada.
Após a aplicação de Radiesse®, os pacientes são aconselhados a evitar exposição excessiva ao sol, atividades físicas intensas e maquiagem nas primeiras horas após o procedimento.
Para o Radiesse Duo® é indicado uma massagem local durante 5 dias, 2 a 3 vezes ao dia, 5 minutos por vez.
Também é recomendado seguir as instruções específicas do profissional de saúde para garantir uma recuperação tranquila e otimizar os resultados.