Dra. Marcela Scarpa

Fios de Sustentação Facial

O conteúdo descrito abaixo não tem como objetivo substituir a consulta médica, tem caráter informativo destinado aos indivíduos que tenham algum interesse em Cirurgia Plástica. Procure sempre um Cirurgião Plástico habilitado e devidamente registrado na Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (http://www.cirurgiaplastica.org.br) e no Conselho Regional de Medicina de seu Estado (CRM).

O que é? Para que serve?

São tratamentos conhecidos como lifting facial não cirúrgico e minimamente invasivo, nos quais são utilizados fios de sustentação feitos de diferentes materiais para melhorar o contorno facial e corrigir a flacidez. O efeito de lifting é imediato e discreto, podendo ocorrer pela elevação do tecido no momento em que a sutura é ajustada ou pelo estímulo de colágeno provocado pelo material dos fios.

Quais são os tipos de fios e seus materiais?

Existem várias marcas no mercado, mas basicamente são dois os principais tipos: os fios com cones ou espinhos (chamados de fios de tração) e os fios lisos (que estimulam e reposicionam as fibras de colágeno). Esses fios são feitos de dois materiais principais, ambos absorvíveis e bioestimulantes: ácido polilático (Fio Silhouette® – Figura 1) e polidioxanona ou PDO (Fio Miracu® – Figura 2).

figura 1
figura 2

Qual a diferença entre os fios de tração e os de bioestimulação?

Os fios de tração são utilizados para um efeito de lifting facial mais natural, promovendo uma suspensão discreta da pele por meio do reposicionamento e fixação através dos cones ou espinhos. Eles também estimulam a produção local de colágeno. Já os fios lisos têm como principal função estimular a proliferação endógena de colágeno, reorganizando suas fibras e devolvendo o tônus à pele. Ambos os tipos de fios são totalmente absorvidos pelo organismo por meio de um processo chamado hidrólise, no qual o fio perde volume à medida que o organismo deposita colágeno.

Os fios são permanentes? Qual é a duração?

Não, os fios são totalmente reabsorvidos pelo organismo em até 2 anos, mas o efeito bioestimulador do colágeno é duradouro.

Quais são as indicações dos fios de sustentação?

Os fios de sustentação são indicados para melhorar o aspecto das bochechas (sulco nasogeniano ou bigode chinês), o contorno da mandíbula (sulco lábio-mentoniano ou linha do ventríloquo), a projeção malar (maçãs do rosto), a queda do supercílio e a flacidez cervical. Eles promovem um lifting discreto e natural (entre 1 a 1,5 cm de tração).
Esses fios são indicados para pacientes com flacidez moderada (sem excesso de pele que justifique uma cirurgia), para pessoas com alto risco cirúrgico, impossibilitadas de realizar uma ritidoplastia (lifting cirúrgico), e para portadores de paralisia facial unilateral, com o objetivo de simetrizar os dois lados do rosto (suspensão estática).

Onde posso usar os fios lisos bioestimuladores?

Os fios lisos podem ser usados para estimular o rejuvenescimento da pele nas mesmas regiões onde os fios de sustentação são aplicados, incluindo também as pálpebras.

Os fios de sustentação substituem o lifting cirúrgico?

Não. Os fios são indicados para pacientes com sinais iniciais de envelhecimento facial. Embora não substituam o lifting cirúrgico, eles podem retardar a necessidade da cirurgia.

Como é realizado o procedimento? Quanto tempo dura?

O procedimento é realizado em consultório, sob anestesia local (bloqueio anestésico), e dura entre 40 minutos e 1 hora e meia, dependendo do tipo e número de fios indicados. Os fios são implantados sem cortes, utilizando uma pequena cânula que perfura de forma minimamente invasiva a pele e o tecido subcutâneo, sem deixar cicatrizes e sem resultados exagerados.

O procedimento dói?

Pode haver algum desconforto durante a passagem dos fios, mas é perfeitamente tolerável após a anestesia local.

Vou sentir dor após o procedimento?

Pode ocorrer maior sensibilidade ou pequenos surtos de dor, que são facilmente tratados com o uso de analgésicos prescritos no consultório.

Fiz um lifting cirúrgico no rosto, posso melhorar o resultado com fios faciais?

Sim. Os fios faciais são uma excelente técnica para complementar ou otimizar os resultados de um lifting cirúrgico. Não há contraindicação para a realização dessa técnica em pacientes que já passaram por cirurgia.

Recomendações após o procedimento:

  • Aplicar compressas frias nas áreas tratadas (por 5 a 10 minutos) – não usar gelo
  • Dormir com a cabeça elevada e de barriga para cima nas primeiras 5 noites
  • Não esfregar o rosto por 7 dias
  • Manter a microporagem por 7 a 14 dias, conforme orientação
  • Evitar exposição solar ou bronzeamento artificial por 2 semanas ou enquanto houver equimoses (manchas roxas)
  • Evitar massagens faciais e tratamentos estéticos faciais por 3 semanas
  • Evitar esportes, principalmente os de contato físico, por 3 semanas
  • Usar protetor solar FPS 30 após a retirada do micropore; enquanto estiver com o micropore, proteja-se do sol
  • Não usar saunas
  • Evitar procedimentos odontológicos por 3 semanas
  • Evitar movimentos faciais excessivos ao mastigar, conversar ou bocejar por 3 semanas
  • Seguir rigorosamente as orientações médicas e usar apenas os medicamentos prescritos pelo médico. Não utilizar medicamentos, pomadas, cremes ou fazer massagens recomendadas por outras pessoas.

Retorne ao consultório para consultas agendadas.

Cirurgias e Procedimentos