Dra. Marcela Scarpa

Bichectomia – Plástica Das Bochechas

O conteúdo descrito abaixo não tem como objetivo substituir a consulta médica, tem caráter informativo destinado aos indivíduos que tenham algum interesse em Cirurgia Plástica. Procure sempre um Cirurgião Plástico habilitado e devidamente registrado na Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (http://www.cirurgiaplastica.org.br) e no Conselho Regional de Medicina de seu Estado (CRM).

figura 1

O que é a bichectomia?

É uma cirurgia realizada para retirar o excesso de gordura das bochechas (Bola de Bichat ou Buccal Fat Pad) , resultando em um rosto mais fino e mais harmônico. Essas bolsas de gordura estão presentes independentemente da variação de peso do paciente.

Qual a indicação da bichectomia?

A bichectomia está indicada para pacientes que desejam afinar o rosto e possuem aumento da gordura de Bichat e, com isso, aumento da projeção das bochechas.

Existe uma idade ideal para se operar?

Não, a indicação varia de acordo com a queixa da paciente. A indicação cirúrgica deve ser individualizada para cada caso e amplamente discutida com seu cirurgião.

Qual o tipo de anestesia?

A cirurgia é geralmente realizada sob anestesia local com ou sem sedação.

Qual o período de internação?

Em média de 6 a 12 horas, podendo estender-se de acordo com cada paciente e/ou procedimentos associados.

Quanto tempo dura a cirurgia?

Normalmente, em torno de 40 minutos. Dependendo do caso, existem detalhes que podem prolongar este tempo. Entretanto, o ato cirúrgico não deve ser confundido com o tempo de permanência do paciente no ambiente de centro cirúrgico Esta permanência envolve também o período de preparo anestésico e recuperação pós-operatória. Seu médico poderá lhe informar quanto ao tempo total.

Há dor no pós-operatório?

Podem ocorrer maior sensibilidade ou pequenos surtos de dor, perfeitamente tratados com o uso de analgésicos (prescritos na alta hospitalar).

As bochechas ficam muito inchadas? Qual a evolução?

O edema varia de paciente para paciente, sendo os 3 primeiros dias pós cirúrgicos os de maior desconforto (com duração média de 1 semana), podendo ser assimétrico. O resultado inicial poderá ser observado com 3 semanas de pós-operatório, mas somente após o 3º mês é que afirmaremos que o edema terá aspecto residual.

Quando atingirei o resultado definitivo?

Após o 3º mês já teremos um resultado praticamente definitivo, porém o resultado final poderá ser observado somente após 12 meses.

As cicatrizes são visíveis? Onde se localizam?

As linhas de incisão da cirurgia são totalmente inaparentes, sendo realizada apenas dentro da boca (1-2cm em cada lado).

Quais as outras causas de aumento de volume da bochecha?

Outros diagnósticos que podem causar aumento do volume das bochechas são hiperprojeção dos ossos facias (zigomático), aumento da adiposidade subcutânea (gordura difusa da face), hipertrofia de parótida (glândula salivar) e hipertrofia de masseter (músculo da face).
O diagnóstico correto deve ser feito através de uma tomografia de face para o resultado ser satisfatório. Os casos subtratados e pouco aparentes ocorrem geralmente por erro de indicação e outras causas de aumento volumétrico local.
O aumento do masseter, por exemplo, poderá ser tratado isoladamente ou em conjunto com a bichectomia, através de aplicação de toxina botulínica local.
Consulte sempre um cirurgião plástico habilitado para correto diagnóstico.

Posso ter aparência mais envelhecida com o passar do tempo, após realizar a cirurgia?

Há uma controvérsia pela perda volumétrica facial com o envelhecimento, porém essa não deve ser uma preocupação do paciente. O volume da Bola de Bichat não se altera com a idade ou perda de peso e sua indicação se mantém a mesma em qualquer fase da vida. Em pacientes mais velhos, com a diminuição do volume facial global, ela pode inclusive ficar mais aparente, como uma herniação local. Em pacientes mais velhos, podem-se associar outros tratamentos para melhorar o aspecto facial global (que são indicados independentemente da bichectomia) como a ritidoplastia e lipoenxertia de face ou procedimentos ambulatoriais, como sculptra, preenchimento com ácido hialurônico, toxina botulínica, laser, etc..

Recomendações pós-operatórias:

• Evite esforços. Respeite os limites do seu corpo.
• Realizar bochecho com enxaguante bucal sem álcool 4x ao dia.
• Realizar compressas frias na face 4x ao dia (não usar gelo).
• Alimentação fria e macia nos primeiros dias. É importante alimentar-se de forma correta e equilibrada!
• Durma com a cabeceira elevada e barriga para cima conforme orientação.
• Não se exponha ao sol ou iluminação fluorescente (bronzeamento artificial) enquanto apresentar equimoses (“roxos), pois elas podem se transformar em manchas, levando longos períodos para desaparecerem.
• O retorno às atividades habituais e ao trabalho varia conforme a resistência de cada indivíduo e ao tipo de profissão exercida, com uma média de 3 a 5 dias.
• Obedeça à prescrição médica. Só utilize medicações prescritas pelo seu médico. Não usar medicamentos, pomadas, cremes ou massagens indicadas por vizinhos, amigos ou outras pessoas, por mais inofensivas que elas pareçam ser.
Retorne ao consultório para os curativos subsequentes e acompanhamento pós-cirúrgico, nos dias e horários estipulados.

Cirurgias e Procedimentos