A cirurgia plástica não engloba apenas estética. Uma grande prova desta afirmação é a história, divulgada em 2016, da jovem britânica Ellie Jones de 21 anos. Ela possuía retrusão de mandíbula considerável e aos 14 anos iniciou tratamento ortodôntico com o dentista Joy Hickman. Após o preparo se consultou com uma Cirurgiã Craniomaxilofacial (em Rhyl, Wales) que ajudou a transformar sua vida nos últimos 6 anos. Sua primeira cirurgia foi realizada aos 16 anos pela Dra. Emma Wooley. Ellie lembra do desconforto no pós operatório, quando precisou se alimentar com dieta líquida por 1 mês e a impedia falar corretamente (chegou a utilizar um notepad para ajudar a comunicação). “Após um tempo consegui balbuciar algumas palavras mas ainda tinha dificuldades em algumas pronúncias, dependendo do inchaço da minha boca no dia”, disse. “Com 6 meses de cirurgia foi minha formatura e eu estava ótima!”, complementou.
Sua cirurgia constituiu de fratura (osteotomia) da maxila e mandíbula. Um ano após o primeiro procedimento ela optou pela complementação através de uma cirurgia corretiva no mento (mentoplastia), que ela sempre achou muito pequeno. “Eu me senti aliviada, como se finalmente pudesse ser eu mesma”. Familiares afirmam que seu aumento de confiança demonstra que hoje ela se sente ‘normal’.
Sua mãe, Nathalie, disse que: “A cirurgia não transformou apenas a aparência de Ellie, mas também o jeito como se comporta. Sua confiança cresceu e ela desabrochou em uma jovem linda”.
A cirurgiã Emma Wooley afirma que “Muitas pessoas não percebem que tem uma deformidade de mandíbula, apenas aceitam sua dificuldade em mastigar. O não tratamento em idade precoce pode causar problemas reais com o crescimento”. E complementa: “Estou satisfeita que o tratamento realmente fez a diferença e permitiu recuperar a confiança de Ellie”.
Quer saber mais sobre as cirurgias de Ellie? Clique em Cirurgia Ortognática e Mentoplastia e tire suas dúvidas.
Fonte: Daily Mail