Home BlogNotícias e Curiosidades Como Surgiu a Cirurgia Plástica?
Como Surgiu a Cirurgia Plástica?

Como Surgiu a Cirurgia Plástica?

por Dra. Marcela Scarpa

Cirurgia Plástica como a conhecemos hoje, é o resultado de muitos séculos de estudo e desenvolvimento que foram aperfeiçoados ao longo dos anos e, muitos a consideram uma das mais antigas artes de cura do mundo.

Algumas evidências apontam a existência de tratamentos médicos para lesões faciais há mais de 4000 anos. Médicos na Índia antiga utilizavam enxertos de pele para o trabalho reconstrutivo já em 800 a.C.

Recentemente, o mundo tomou conhecimento de um livro médico do século 16, em que se detalha uma das primeiras operações de Rinoplastia da história.

Como Surgiu a Cirurgia Plástica?

O trabalho incrivelmente raro, intitulado De Curtorum Chirurgia Per Insitionem – A Cirurgia de Defeitos por Implantações (em tradução livre) – foi publicado em 1597 e escrito por Gaspare Tagliacozzi, professor de cirurgia e anatomia na Universidade de Bolonha.

Nas páginas, que estão escritas em latim, são exibidas várias ilustrações com diagramas, incluindo a rinoplastia e seu conhecido retalho, que leva seu nome (o Retalho de Tagliacozzi).

Como Surgiu a Cirurgia Plástica?

Em determinada parte do livro descreve-se: paciente é visto na cama com seu nariz preso a uma aba de pele na região do bíceps de seu braço, permanecendo assim por cerca de três semanas até que sua pele aderisse adequadamente.

Como Surgiu a Cirurgia Plástica?

Após mais duas semanas, a aba da pele é moldada, de modo que se assemelhava a um nariz e o processo estava completo.

Essa técnica e retalho serviram como base para diversas outras utilizadas até os dias de hoje em cirurgias reparadoras.

Como Surgiu a Cirurgia Plástica?

No livro também encontram detalhes e diagramas dos instrumentos utilizados. Há, inclusive, outras técnicas que envolvem tratamento para orelhas e lábios.

Ao analisar os detalhes da obra, nota-se que as técnicas e idéias foram bem muito pensadas para os padrões da época.

Infelizmente, após a morte de seu criador, quase tudo foi deixado de lado. Muitos acreditam a igreja poderia não ter aprovado a “intervenção” nas obras de Deus produzidas por Tagliacozzi, e assim, não houve sequência de seu trabalho.

Influência das Guerras

Como Surgiu a Cirurgia Plástica?

Durante os séculos XIX e XX, houve mudanças gigantescas na área de cirurgia plástica e na produção de novos remédios.

Primeira Guerra Mundial foi a força motriz por trás da maioria dos desenvolvimentos cirúrgicos da época. No meio da procura por tratamento aos terríveis ferimentos que a guerra infligia aos soldados, muitos avanços foram conquistados.
Durante esse período, essas especialidades avançaram a passos largos na Europa e nos Estados Unidos.

Os médicos perceberam, nas palavras do cirurgião plástico americano do século XIX John Orlando Roe que muitas pessoas poderiam ter sido salvas e cuidadas se essas técnicas existissem anteriormente: “quanto talento valioso havia sido enterrado dos olhos humanos, perdido para o mundo e para a sociedade por motivo de constrangimento […] causado por […] alguma enfermidade física ou deformidade”.

Origem do Nome

Apesar do falso conceito popular, a palavra “plástica” na “cirurgia plástica” não significa “artificial”, mas deriva-se da palavra grega antiga “plastikos”, que significa moldar ou dar forma.

A cirurgia plástica inclui as subespecialidades reparadoras e estéticas.

VEJA TAMBÉM

Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no site, você concorda com o uso de cookies. OK