Dra. Marcela Scarpa

Sculptra Ácido Poli-L-Lático

O conteúdo descrito abaixo não tem como objetivo substituir a consulta médica, tem caráter informativo destinado aos indivíduos que tenham algum interesse em Cirurgia Plástica. Procure sempre um Cirurgião Plástico habilitado e devidamente registrado na Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (http://www.cirurgiaplastica.org.br) e no Conselho Regional de Medicina de seu Estado (CRM).

O QUE É O SCULPTRA®?

Sculptra® é um polímero biodegradável sintético composta de ácido poli-L-láctico (PLLA). Trata-se de um produto seguro, absorvível e biocompatível (não prejudica o organismo).

PARA QUE SERVE O SCULPTRA®? COMO ELE AGE?

Sculptra® é um dos mais potentes bioestimuladores existentes no mundo atualmente. A medida que é reabsorvido, gera uma resposta inflamatória controlada que, ao longo dos meses, estimula os fibroblastos a produzirem colégeno e elastina, preenchendo o tecido tratado. Estudos científicos comprovam o aumento da espessura da derme, com melhora da flacidez, restauração da firmeza e sustentação da pele. Melhora também o contorno facial e corporal, além de suavizar os sinais de envelhecimento.

OS RESULTADOS DE SCULPTRA® SÃO IMEDIATOS?

Não. Como sua resposta depende do estímulo local e produção natural de colágeno, seu resultado é mais lento, gradual e natural. Sua ação inicial pode ser percebida a partir do segundo mês, com resultados progressivamente melhores até um ano da aplicação.
Dentre as fases evolutivas, temos inicialmente a formação de um edema (inchaço). Em um a dois dias este líquido é reabsorvido, devolvendo ao paciente o aspecto anterior à administração do produto. O início da produção de colágeno começa 10 dias após, corrigindo gradualmente a flacidez e melhorando a volumização local.

QUANTO TEMPO DURA SEU EFEITO?

O efeito do PLLA é gradual e duradouro por até 25 meses.

QUE ÁREAS PODEM SER TRATADAS COM PLLA? QUAIS AS INDICAÇÕES?

Pode ser usado tanto para tratamento facial quanto corporal.
– Facial: melhora de rugas finas, flacidez e reposição do volume perdido com envelhecimento, após perda de peso maciça ou atletas. Nessa região o produto permite tratar os 3 planos: ósseo, partes moles e pele. Esse caráter global de tratamento é obtido através de diferentes técnicas de aplicação, que podem ser realizadas em uma mesma sessão. Permite, com isso, um resultado mais satisfatório e harmônico.
– Corporal: indicado para flacidez de pele e do tecido celular subcutâneo. Também é utilizado no tratamento da celulite, permitindo uma reposição volumétrica nas regiões deprimidas e uma restruturação local. Pode ser aplicado em regiões como pescoço, abdome, braços, coxas, glúteos, entre outras.

SCULPTRA® PODE SER REALIZADO EM QUALQUER REGIÃO DO ROSTO?

Não. O produto deve ser evitado em regiões palpebrais, no tratamento de olheiras, nos lábios e dorso nasal. Nessas regiões o mais indicado é o ácido hialurônico.

COMO É FEITO O PROCEDIMENTO?

Para um resultado otimizado e satisfatório, o produto (com apresentação de um pó liofilizado) precisa ser diluído e preparado entre 48 a 72 horas prévias à aplicação. É realizado em consultório e, caso utilizado na face, um creme anestésico na região ou mesmo um bloqueio local poderá trazer mais conforto ao procedimento. Dura em média 40 minutos, seguida de uma massagem local que deverá ser mantida pelos próximos 5 dias.

O PROCEDIMENTO É DOLOROSO?

O procedimento em consultório pode ser realizado com anestesia tópica (creme anestésico) ou bloqueio local, dependendo da sensibilidade individual de cada paciente.
Nos primeiros dias após a aplicação é comum um leve desconforto local (referente à resposta inflamatória) facilmente tratado com analgésicos simples.

QUAL A IDADE MÍNIMA PARA APLICAÇÃO?

Não há idade mínima para aplicação. Sua indicação formal é a partir dos 30 anos, mas esta sempre deverá ser associada a uma avaliação criteriosa do seu médico de confiança.

QUANTAS SESSÕES SÃO NECESSÁRIAS PARA OBTENÇÃO DE UM RESULTADO SATISFATÓRIO?

Como via de regra, para tratamento do envelhecimento facial, indica-se um frasco do produto por década de vida, a partir dos 30 anos. Entretanto, antes de qualquer generalização de sua indicação, é preferível uma avaliação pelo especialista e individualização do tratamento.
Após o término período de duração do efeito podem ser necessárias novas aplicações.

RECOMENDAÇÕES APÓS O PROCEDIMENTO

– Realizar a massagem da região, conforme orientado, 5 vezes ao dia, por 5 minutos, nos primeiros 5 dias (regra dos 5)
– Não tomar sol (durante o primeiro dia ou enquanto houver equimoses – manchas roxas)
– Não realizar esforços físicos durante o primeiro dia
– Usar protetor solar FPS 30
– Obedeça à prescrição médica. Só utilize medicações prescritas pelo seu médico. Não fazer uso de medicamentos, pomadas, cremes ou massagens indicadas por vizinhos, amigos ou outras pessoas, por mais inofensivas que elas pareçam ser.
Retorne ao consultório para consultas agendadas

Este texto é de autoria da Dra. Marcela Benetti Scarpa e toda e qualquer forma de reprodução e/ou veiculação somente será permitida mediante prévia autorização por escrito e com indicação de fonte, do contrário, poderá consistir em violação de direitos autorais, conforme a Lei 9.610/98, passível da adoção das medidas cíveis e criminais pertinentes. Para mais informações, acessem nossa Política de Proteção aos Direitos Autorais.

Compartilhe:

Posts recentes:

#EstéticaFacial

Olheiras Profundas – Como tratar: Deformidade do sulco Nasojugal (tear trough) – Tipos e Opções de tratamento

O que é o tear trough ou sulco nasojugal? É uma depressão inestética que ocorre na região da pálpebra inferior. Essa região confere um aspecto cansado ao olhar, e pode ocorrer em jovens. Um dos itens mais importantes que conferem a beleza ao olhar é a transição suave entre a pálpebra e a bochecha. Entretanto, seu tratamento é desafiador. Como

#CirurgiaPalpebral

Diego Defante e a Correção da Ptose Palpebral

O humorista Diogo Defante realizou uma cirurgia para corrigir sua ptose palpebral, popularmente conhecido como “olho caído”. “Já estava com a visão prejudicada e não pude mais adiar. Espero que vocês reclamem bastante nos comentários, porque o olhinho caído que vocês tanto amam se foi”, afirmou. A ptose palpebral apresenta-se como a queda da pálpebra superior, que pode afetar um

Cirurgias e Procedimentos