A procura por um rosto mais harmônico, bonito e bem cuidado tem crescido cada vez mais. Nas redes sociais essa preocupação é mais evidente através das “selfies perfeitas” e perfis detalhadamente trabalhados para exibir a beleza ideal. Os níveis de autoestima e confiança são totalmente responsáveis pela maneira com que as pessoas interagem e se comportam no cotidiano.
O nariz, parte central do rosto, ajuda a modelar o contorno facial. Sendo assim, ter um nariz bem delineado e que estabeleça uma conexão harmoniosa com o restante da face é importantíssimo.
A rinoplastia é uma das cirurgias plásticas mais realizadas pelo mundo, podendo ter finalidades estéticas e funcionais. Nesse texto abordaremos a questão estética.
A cirurgia, realizada em condições ideais e por um cirurgião qualificado, pode influenciar até mesmo na forma como as pessoas te observam. É o que aponta um trabalho realizado na Universidade Johns Hopkins e publicado na JAMA Facial Plastic Surgery (reconhecido jornal científico de cirurgia plástica) em Dezembro de 2017.
No estudo, 473 observadores casuais completaram uma pesquisa online que incluiu imagens pré e pós operatórias de 13 pacientes submetidos à rinoplastia. Os observadores não estavam cientes que os pacientes haviam realizado o procedimento. Como resultado, foram classificados como mais atraentes, bem sucedidos e saudáveis aqueles submetidos à cirurgia.
O impacto social promovido por um procedimento como este é bastante significativo, e deve ser levado em consideração.
Contudo, considerando as limitações do estudo (já que as foto representavam apenas resultados satisfatórios), ele pode não refletir o espectro real desse tipo de cirurgia na sociedade. Outro fator é que também não se contemplaram as mudanças percebidas pelos próprios pacientes.
Finalmente, de acordo com a conclusão do mesmo artigo: “Tais descobertas propõem que os pacientes experimentam uma melhora nas interações sociais decorrentes do efeito positivo da rinoplastia.”