Home Toxina Botulínica

Toxina Botulínica

por Dra. Marcela Scarpa
Cirurgia e Procedimentos - Toxina Botulínica
©2021 Dra Marcela Benetti Scarpa

O QUE É A TOXINA BOTULÍNICA?

São toxinas purificadas derivadas de uma bactéria chamada Clostridium botulinum. Existem sete tipos da toxina: A, B, C, D, E, F e G, porém para uso estético, a tipo A é a mais segura e estável (Figura 2).

Cirurgia e Procedimentos - Toxina Botulínica
©2021 Dra Marcela Benetti Scarpa

COMO FUNCIONA?

A toxina inibe a contração muscular causando uma paralisia temporária e, com isso, atenua rugas e confere uma expressão mais suave.

PARA QUE PODE SER USADA?

A toxina botulínica tem no tratamento estético sua mais conhecida e, talvez, principal atuação. Age de forma a atenuar rugas e aliviar traços faciais (“afinar o rosto”). Há, no entanto, excelente uso em diferentes áreas clínicas, como atenuação de enxaqueca e diminuição suas crises; melhora do aspecto na paralisia facial, com simetrização em casos tardios e/ou melhora da mímica em casos específicos; tratamento de espasmos faciais e palpebrais; alívio do bruxismo, além da resolução de hiperidrose (sudorese excessiva) e sialorréia (salivação excessiva).

A APLICAÇÃO DÓI?

A aplicação é realizada com uma agulha muito fina e, para a maioria das pessoas, o desconforto é perfeitamente aceitável (Figura 3). Porém, há a possibilidade do uso de cremes anestésicos tópicos (30 minutos antes) ou resfriamento local com gelo.

Cirurgia e Procedimentos - Toxina Botulínica
©2021 Dra Marcela Benetti Scarpa

O EFEITO É IMEDIATO?

Não. O efeito tem início com 42 a 72 horas e seu pico de ação ocorre entre 7 e 14 dias.

QUANTO TEMPO DURA?

A perda de ação, vista com o início da movimentação dos músculos, é gradual e ocorre por volta dos 3 a 4 meses da aplicação.

QUANDO POSSO REAPLICAR?

A reaplicação pode ser feita a partir de 4 a 6 meses. O melhor momento para o novo tratamento ocorrerá após uma decisão conjunta entre o paciente e seu cirurgião plástico ou dermatologista. Aplicações mais precoces não são recomendadas, pois tendem a criar progressiva resistência à substância, com diminuição ou perda do efeito.

QUAL A IDADE MÍNIMA PARA APLICAÇÃO?

Não existe idade mínima, mas sim indicação correta. Ela deve ser feita pelo seu médico de confiança.

POSSO TER EFEITOS COLATERAIS?

Não são conhecidas reações alérgicas à toxina. Pode ocorrer cefaléia leve após o procedimento (facilmente tratada com analgésicos simples) ou pequenas manchas roxas nos locais de aplicação.

POSSO AUMENTAR O VOLUME DOS MEUS LÁBIOS COM O PRODUTO?

Não. Para volumizar os lábios a indicação é de preenchimento com ácido hialurônico ou lipoenxertia de face. A toxina botulínica tem o efeito de bloquear o movimento muscular e não é indicada para essa finalidade.

RECOMENDAÇÕES APÓS O PROCEDIMENTO

– Não se deitar por 4 horas após o procedimento
– Não tomar sol (durante o primeiro dia ou enquanto houver equimoses – manchas roxas)
– Não realizar esforços físicos durante o primeiro dia
– Não massagear a região
– Usar protetor solar FPS 30
– Obedeça à prescrição médica. Só utilize medicações prescritas pelo seu médico. Não fazer uso de medicamentos, pomadas, cremes ou massagens indicadas por vizinhos, amigos ou outras pessoas, por mais inofensivas que elas pareçam ser.
– Retorne ao consultório para consultas agendadas


O conteúdo descrito acima não tem como objetivo substituir a consulta médica, tem caráter informativo destinado aos indivíduos que tenham algum interesse em Cirurgia Plástica. Procure sempre um Cirurgião Plástico habilitado e devidamente registrado na Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (http://www.cirurgiaplastica.org.br) e no Conselho Regional de Medicina de seu Estado (CRM).

Este texto é de autoria da Dra. Marcela Benetti Scarpa e toda e qualquer forma de reprodução e/ou veiculação somente será permitida mediante prévia autorização por escrito e com indicação de fonte, do contrário, poderá consistir em violação de direitos autorais, conforme a Lei 9.610/98, passível da adoção das medidas cíveis e criminais pertinentes. Para mais informações, acessem nossa Política de Proteção aos Direitos Autorais.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no site, você concorda com o uso de cookies. OK