Dra. Marcela Scarpa

Jovens com Ginecomastia

Os Efeitos Psicológicos Em Jovens Com Ginecomastia

O conteúdo descrito abaixo não tem como objetivo substituir a consulta médica, tem caráter informativo destinado aos indivíduos que tenham algum interesse em Cirurgia Plástica. Procure sempre um Cirurgião Plástico habilitado e devidamente registrado na Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (http://www.cirurgiaplastica.org.br) e no Conselho Regional de Medicina de seu Estado (CRM).

Ginecomastia é o aumento anormal e benigno do tecido glandular mamário em homens.
É comum em jovens adolescentes e, na maioria dos casos, há regressão e resolução espontânea. No entanto, o problema persiste em cerca de 8% dos casos. 

Segundo o estudo realizado pelo cirurgião Dr. Brian I. Labow ,membro da American Society of Plastic Surgeons (ASPS), com a colaboração do Boston Children’s Hospital, concluiu-se que pacientes que desenvolveram ginecomastia podem sofrer de problemas emocionais, de autoestima e, ainda, podem apresentar baixa pontuação no quesito qualidade de vida.

No estudo, pesquisadores aplicaram testes psicológicos a 47 jovens com diagnóstico de aumento da glândula mamária, com idade média de 16 anos, e os resultados foram comparados com o grupo sem esse aumento.

A presença da alteração produz o mesmo efeito psicológico entre adolescentes, independente do seu grau: “Apenas ter ginecomastia foi suficiente para causar déficits significativos na saúde em geral, funcionamento social, saúde mental, autoestima e nos comportamentos alimentares”, escrevem Labow e coautores.

Na maioria das vezes, esses jovens apresentam certo grau de obesidade associados, sendo orientados a perder peso. Porém, após o emagrecimento não conseguem observar melhora da região.

“Como resultado, a intervenção precoce e o tratamento podem ser necessários para melhora dos sintomas físicos e emocionais “, de acordo com os pesquisadores.

“Nossos resultados indicam que uma avaliação cuidadosa e regular pode beneficiar os adolescentes, independentemente do IMC ou do grau da alteração”, concluem os pesquisadores.

A cirurgia de correção da ginecomastia é relativamente simples, com duração de 6o minutos a 3 horas e, em geral, o paciente recebe alta no mesmo dia.

No Brasil, o procedimento cirúrgico para a retirada da glândula costuma ter cobertura pelos planos de saúde (constando no rol da ANS).

Estudo publicado na edição de abril de 2013, no jornal Plastic and Reconstructive Surgery oficial da ASPS.

Este texto é de autoria da Dra. Marcela Benetti Scarpa e toda e qualquer forma de reprodução e/ou veiculação somente será permitida mediante prévia autorização por escrito e com indicação de fonte, do contrário, poderá consistir em violação de direitos autorais, conforme a Lei 9.610/98, passível da adoção das medidas cíveis e criminais pertinentes. Para mais informações, acessem nossa Política de Proteção aos Direitos Autorais.

Compartilhe:

Posts recentes:

#EstéticaFacial

Olheiras Profundas – Como tratar: Deformidade do sulco Nasojugal (tear trough) – Tipos e Opções de tratamento

O que é o tear trough ou sulco nasojugal? É uma depressão inestética que ocorre na região da pálpebra inferior. Essa região confere um aspecto cansado ao olhar, e pode ocorrer em jovens. Um dos itens mais importantes que conferem a beleza ao olhar é a transição suave entre a pálpebra e a bochecha. Entretanto, seu tratamento é desafiador. Como

#CirurgiaPalpebral

Diego Defante e a Correção da Ptose Palpebral

O humorista Diogo Defante realizou uma cirurgia para corrigir sua ptose palpebral, popularmente conhecido como “olho caído”. “Já estava com a visão prejudicada e não pude mais adiar. Espero que vocês reclamem bastante nos comentários, porque o olhinho caído que vocês tanto amam se foi”, afirmou. A ptose palpebral apresenta-se como a queda da pálpebra superior, que pode afetar um

Cirurgias e Procedimentos