Dra. Marcela Scarpa – Cirurgiã Plástica


O conteúdo descrito abaixo não tem como objetivo substituir a consulta médica, tem caráter informativo destinado aos indivíduos que tenham algum interesse em Cirurgia Plástica. Procure sempre um Cirurgião Plástico habilitado e devidamente registrado na Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (http://www.cirurgiaplastica.org.br) e no Conselho Regional de Medicina de seu Estado (CRM).

Laser de CO2 Fracionado
Fig 1

O QUE É O LASER DE CO₂ FRACIONADO? COMO FUNCIONA?

O laser de dióxido de carbono fracionado (Laser de CO₂ Fracionado) ou “pixilado” é um laser ablativo (provoca queimadura local) que tem afinidade com a água. Provoca um aquecimento rápido, controlado, seguido de vaporização da água presente nas células da pele. O termo fracionado se deve à divisão de um feixe único em milhares de minúsculas hastes de luz. Essas hastes penetram na pele profundamente e permitem que a área tratada seja entremeada por pele íntegra (formando minúsculos pontilhados de ação). Isso faz com que haja uma recuperação mais rápida a partir da região não atingida, produzindo colágeno e promovendo um remodelamento das camadas da pele.

QUAL A VANTAGEM DO LASER DE CO₂ FRACIONADO?

Por ser fracionado, mantém pequenas áreas de pele íntegra, o que resulta em uma recuperação mais rápida da região tratada, com menos efeitos colaterais e sem a formação de crostas grosseiras. Resulta, assim, em um tempo de afastamento reduzido e breve retorno às atividades diárias.
Permite, portanto, efeitos superiores, mais controláveis e com menores riscos quando comparado a outros tratamentos profundos de resurfacing / rejuvenescimento, como peelings, dermoabrasões e o Laser de CO₂ não fracionado.

QUAIS AS INDICAÇÕES DO LASER DE CO2 FRACIONADO?

As principais indicações são:
– tratamento de rugas profundas
– fotoenvelhecimento (resurfacing)
– melhora do aspecto de cicatrizes de acne
– melhora de cicatrizes cirúrgicas, traumáticas ou de queimaduras melhora dos poros abertos e textura da pele
– estrias
– rejuvenescimento da pele
– manchas solares e senis
– melhora de rugas finas da face: ao redor dos lábios (código de barras), “pés de galinha” e região frontal (testa)
– flacidez
– olheiras

EXISTE UM PREPARO PARA O PROCEDIMENTO?

Para o tratamento é recomendado parar a utilização de ácidos e cremes uma semana antes do procedimento, além da profilaxia para herpes por sete dias em pacientes com fatores de risco (dois dias antes e cinco após). Também é importante que a pele esteja limpa e desengordurada, além de não estar bronzeada.

O TRATAMENTO COM LASER DE CO₂ FRACIONADO AUMENTA O EFEITO DE ABSORÇÃO DE COSMÉTICOS? O QUE É DRUG DELIVERY?

Sim. Estudos comprovam que o tratamento ajuda na penetração de substâncias ativas aplicadas no momento do procedimento, sendo sua absorção mais rápida. Também serão melhor distribuídas e em maior quantidade. Essa associação é o chamado drug delivery.
A escolha da substância a ser aplicada varia de acordo com a indicação do tratamento.

QUANTO TEMPO LEVA UMA SESSÃO DO LASER? COMO É REALIZADO?

O tempo de cada sessão depende da extensão e área a ser realizada. Dura em média de 20 a 30 minutos. É geralmente realizado em consultório sob anestesia local, com creme anestésico ou bloqueio. Pode também ser associado a outros procedimentos em centro cirúrgico, sob sedação. Deve ser realizado em ambiente estéril e com cuidadosa antissepsia local.

O PROCEDIMENTO DÓI?

Sim, o procedimento pode ser incômodo, mas perfeitamente tolerável com o uso de anestésicos tópicos em creme (aplicados 30 minutos antes do procedimento) ou injetáveis (bloqueio local).

QUANTAS SESSÕES PRECISO FAZER?

O número varia de acordo com a indicação e região do organismo, além da resposta individual de cada paciente. O intervalo recomendado entre elas varia de 45 a 60 dias (depende da localização e intensidade utilizada).

COMO É A RECUPERAÇÃO?

O tempo de recuperação inicial varia de 3 a 7 dias, a depender da extensão tratada, características individuais de cada paciente e intensidade utilizada. Nos primeiros dias, a região pode ficar avermelhada ou edemaciada (inchada), principalmente nos locais em que pele é mais fina, como as pálpebras. Entre o segundo e terceiro dia há a percepção de uma pele áspera, decorrente da formação de finas crostas na região de ação do laser. A descamação local é comum e discreta. Um eritema (coloração rosa) leve e residual pode persistir por um período de 10 a 14 dias.

EM QUANTO TEMPO PERCEBO O RESULTADO?

Resultados iniciais como diminuição dos poros e melhora de rugas finas e médias podem ser percebidos inicialmente. Em casos que exigem a neocolagênese completa, como rugas profundas, flacidez de pele, estrias e cicatrizes, os resultados finais ocorrem 6 meses após o final do tratamento. Espera-se uma melhora progressiva com o passar das sessões.

QUAIS AS CONTRAINDICAÇÕES DO LASER DE CO₂ FRACIONADO?

Grávidas, pessoas com alteração de coagulação ou hiperssensibilidade à luz (portadores de Lúpus ou Pênfigo), em uso de medicações que aumentam a fotossenssibilidade, que estão ou fizeram uso de isotretnoína (Roacutan®) nos últimos 6 meses, que lesões infecciosas no local de tratamento, acne ou herpes ativas, com tendência a quelóide e aquelas em tratamento imunossupressor (quimioterapia ou radioterapia).

RECOMENDAÇÕES APÓS O PROCEDIMENTO:

– Evitar exposição solar durante o tratamento
– Não realizar esforços físicos durante os primeiros 3 dias
– Não utilizar cremes (principalmente com compostos ácidos) até a normalização da pele
– Utilizar compressas geladas com água filtrada ou camomila
– Hidratação com óleo ou creme hidratante prescrito pelo médico 4 vezes ao dia
– Utilizar protetor solar FPS 30
– Não utilizar maquiagem nos primeiros 3 dias
– Obedeça à prescrição médica. Só utilize medicações prescritas pelo seu médico. Não fazer uso de medicamentos, pomadas, cremes ou massagens indicadas por vizinhos, amigos ou outras pessoas, por mais inofensivas que elas pareçam ser.
Retorne ao consultório para consultas agendadas


Este texto é de autoria da Dra. Marcela Benetti Scarpa e toda e qualquer forma de reprodução e/ou veiculação somente será permitida mediante prévia autorização por escrito e com indicação de fonte, do contrário, poderá consistir em violação de direitos autorais, conforme a Lei 9.610/98, passível da adoção das medidas cíveis e criminais pertinentes. Para mais informações, acessem nossa Política de Proteção aos Direitos Autorais.

You cannot copy content of this page