Qual a diferença entre blefaroplastia convencional e a blefaroplastia com suspensão do SOOF?
A blefaroplastia convencional foca na remoção de excesso de pele e gordura ao redor dos olhos. Já Blefaroplastia com suspensão do SOOF (Sub-Orbicularis Oculi Fat ou corpo adiposo infraorbital) visa, além do rejuvenescimento palpebral, a suspensão (elevação) da região das bochechas (região zigomática), com o objetivo de atenuar e melhorar o bigode chinês (sulco nasogeniano).
Mas, afinal o que é o SOOF e sua participação no envelhecimento facial? Qual o benefício da blefaroplastia com sua suspensão?
O SOOF é uma abreviação para ” Sub-Orbicularis Oculi Fat ou Corpo Adiposo Infraorbital”. Trata-se de uma camada de gordura localizada abaixo do músculo orbicular, na região ínfero-lateral dos olhos. É responsável por fornecer suporte e volume para essa área.
Ao longo do tempo e com o processo natural de envelhecimento, o SOOF (da mesma forma que todas as camadas de gordura da face) sofre alterações, com atrofia e deslocamento inferior. Esse processo inicia-se, em geral, aos 40 anos e contribui para o aparecimento de sinais de envelhecimento, com o esvaziamento e esqueletização da região periocular.
Na blefaroplastia com suspensão do SOOF, essa estrutura pode ser reposicionada, permitindo a restauração do contorno e volume da área ao redor dos olhos.
Se quiser saber mais sobre o envelhecimento da face clique aqui (LINK PARA https://marcelascarpa.com.br/envelhecimentofacial/)
Qual a indicação para blefaroplastia com suspensão do SOOF?
Esta técnica é recomendada para pacientes com excesso de pele palpebral associada à flacidez no terço médio da face.
Qual o tipo de anestesia utilizado nesse procedimento?
Geralmente, a blefaroplastia com suspensão do SOOF é realizada sob anestesia geral, garantindo conforto e segurança durante o procedimento.
Quanto tempo dura a cirurgia?
A blefaroplastia com suspensão do SOOF leva, em média, 2 a 3 horas para ser concluída. Dependendo do caso, existem detalhes que podem prolongar este tempo. Entretanto, o ato cirúrgico não deve ser confundido com o tempo de permanência do paciente no ambiente de centro cirúrgico. Esta permanência envolve também o período de preparo anestésico e recuperação pós-operatória. Seu médico poderá lhe informar quanto ao tempo total.
Qual o período de internação?
Em média 12 horas, podendo estender-se de acordo com cada paciente e/ou procedimentos associados.
Há dor no pós-operatório?
É normal experimentar algum desconforto após a cirurgia, mas a dor é geralmente controlada com medicações prescritas na alta hospitalar.
Onde ficam posicionadas as cicatrizes?
As cicatrizes posicionam-se na margem dos cílios inferiormente, podendo estender-se até 1,5 cm lateralmente. Essa extensão, em geral, é posicionada coincidente a uma ruga natural.
As cicatrizes são, portanto, muito similares à da blefaroplastia convencional.
A recuperação é pior quando comparada à blefaroplastia clássica, sem suspensão do SOOF?
Sim, a blefaroplastia com suspensão do SOOF envolve um período de recuperação mais prolongado pela sua abordagem mais profunda. Em geral, é possível retornar ao trabalho após 15 a 21 dias da cirurgia.
Os olhos ficam muito inchados após a cirurgia? Por quanto tempo?
O inchaço e o tempo de afastamento da blefaroplastia com suspensão de SOOF é maior, quando comparado à blefaroplastia tradicional ou mesmo ao lifting facial. Por esse motivo, essa é uma indicação de exceção em minha prática clínica.
Com quanto tempo verei meu resultado final?
Embora haja uma melhora visível nas primeiras semanas e meses, o resultado final da blefaroplastia com suspensão do SOOF é geralmente percebido após 6 meses a 1 ano de cirurgia, à medida que o inchaço diminui e os tecidos se acomodam.
RECOMENDAÇÕES PÓS-OPERATÓRIAS:
- Evite esforços. Respeite os limites do seu corpo.
- Realizar compressas de água filtrada gelada sobre os olhos ajuda a diminuir o tempo de edema e proporciona certo conforto pós-operatório. Recomendamos sua utilização a cada 2 horas por 15 minutos, de 3 a 7 dias. Não usar gelo!
- Alimentação normal (salvo em casos especiais). Recomendamos alimentação hiperproteica (carnes, ovos, leite), verduras (principalmente as verde-escuras, como espinafre, couve, brócolis, etc.), legumes e frutas. É importante alimentar-se de forma correta e equilibrada!
- Utilize óculos escuros continuamente, protegendo-se da luz e do vento.
- Não coce os olhos.
- Não utilize maquiagem nos olhos durante pelo menos 1 mês.
- Durma com a cabeceira elevada e barriga para cima.
- Não se exponha ao sol ou iluminação fluorescente (bronzeamento artificial) enquanto apresentar equimoses (“roxos), pois elas podem se transformar em manchas, levando longos períodos para desaparecerem. Geralmente as equimoses somem em torno de 2 a 4 semanas, porém este período é variável para cada pessoa.
- As cicatrizes não podem apanhar sol diretamente por um período de 18 meses. Utilize bloqueadores solares, mesmo quando estiverem cobertas.
- O retorno às atividades habituais e ao trabalho varia de acordo com a resistência de cada indivíduo e ao tipo de profissão exercida, com uma média de 7 a 10 dias.
- Obedeça à prescrição médica. Só utilize medicações prescritas pelo seu médico. Não fazer uso de medicamentos, pomadas, cremes ou massagens indicadas por vizinhos, amigos ou outras pessoas, por mais inofensivas que elas pareçam ser.
Retorne ao consultório para os curativos subsequentes e acompanhamento pós-cirúrgico, nos dias e horários estipulados.